Aconteceu nesta terça a primeira semifinal da Eurovison 2016 em Estocolmo na Suécia.
Participaram desta fase os países:
Finlândia (Sandhja – “Sing It Away”)
Grécia (Argo – “Utopian Land”)
Moldávia (Lidia Isac – “Falling Stars”)
Hungria (Freddie – “Pioneer”)
Croácia (Nina Kraljić – “Lighthouse”)
Holanda (Douwe Bob – “Slow Down”)
Armênia (Iveta Mukuchyan – “LoveWave”)
São Marino (Serhat – “I Didn’t Know”)
Rússia (Sergey Lazarev – “You Are the Only One”)
República Checa (Gabriela Gunčíková – “I Stand”)
Chipre (Minus One – “Alter Ego”)
Áustria (Zoë – “Loin d’ici”)
Estônia (Jüri Pootsmann – “Play”)
Azerbaijão (Samra – “Miracle”)
Montenegro (Highway – “The Real Thing”)
Islândia (Greta Salóme – “Hear Them Calling”)
Bósnia e Herzegovina (Dalal & Deen feat. Ana Rucner and Jala – “Ljubav je”)
Malta (Ira Losco – “Walk on Water”)
Dentre as apresentações que se destacaram estão a da Grécia, Hungria, Croácia, Rússia (que fez uma apresentação idêntica à da campeã do ano passado), República Checa, Irlanda, Malta e, lógico, Armênia.
Com a tecnologia se incorporando cada vez mais na competição, as apresentações usaram e abusaram dos recursos gráficos, parecia que nenhum pixel de telão podia ser desperdiçado. A apresentação da representante armênia Iveta Mukuchyan fugiu à regra da noite, embora tenha usado muito bem os recursos que tinha para exaltar o ponto principal da sua performance: a intensidade.
Assistir à apresentação de Iveta parece como levar um soco na cara, fica bem evidente a força, a voz e a imposição de LoveWave. A armênia parecia crescer conforme a música passava. Muito bem evidenciadas estavam também as curvas de Iveta, que foram aproveitadas até o último segundo.
Foi uma semifinal relativamente fácil, dos 18 países apenas 10 passariam, já que muitas apresentações não convenceram seja pela voz do interprete seja pela apresentação com ar de falsidade.
Enquanto esperava o resultado dos votos público teve a oportunidade de assistir à uma performance do grupo Grey People sobre os refugiados na Europa que emocionou e fez lembrar a história dos refugiados do Genocídio.
Ao final do dia passaram para a final os seguintes países:
Armênia (Iveta Mukuchyan – “LoveWave”); Rússia (Sergey Lazarev – “You Are the Only One”); Holanda (Douwe Bob – “Slow Down”); Hungria (Freddie – “Pioneer”); Croácia (Nina Kraljić – “Lighthouse”); Áustria (Zoë – “Loin d’ici”); República Checa (Gabriela Gunčíková – “I Stand”); Chipre (Minus One – “Alter Ego”); Malta (Ira Losco – “Walk on Water”); Azerbaijão (Samra – “Miracle”)
A ordem dos países foi dada de forma aleatória e não foram divulgados os resultados da votação de hoje (para manter o suspense pra final).
A final acontece neste sábado, dia 14, às 16h (horário de Brasília) entre 26 países (10 de cada semi e os 6 pré-classificados)
Assista abaixo à apresentação de Iveta Mukuchyan na Semifinal: