EsportesTudo

Desmanche armênio no Spartak Moscow

Por: Matheus Mekhitarian, de São Paulo.

Yura and Aras

Os armênios do Spartak, Yura Movsisyan (esq) e Aras Ozbiliz

 

Após três temporadas jogando juntos no Spartak Moscow, o meia Aras Ozbiliz e o atacante Yura Movsisyan seguem caminhos diferentes. Movsisyan embarcará rumo a Utah, nos Estados Unidos para defender novamente o Real Salt Lake enquanto Aras fechou com o Besiktas, da Turquia.

yuramovsesyan

Yura Movsisyan

Yura Movsisyan retornará ao Real Salt Lake, onde teve uma passagem vitoriosa entre 2006 e 2009, conquistando a MLS Cup. O goleador chega por empréstimo e declarou: “Para mim, foi um grande período desejando voltar. Obviamente Salt Lake foi minha primeira opção porque foi um bom lugar para mim e minha família. Sinto-me em casa em Utah. Sai com um campeonato e quero voltar para conseguir outro”.

A carreira do atacante começou cedo, aos 18 anos quando foi escolhido no MLS SuperDraft 2006 na quarta posição pelo Kansas City Wizards. Em Kansas, Yura teve uma passagem modesta, e logo se transferiu para o Real Salt Lake onde conseguiu mostrar seu bom futebol, sendo peça chave na conquista da MLS Cup em 2009.

Aras Osbiliz

Aras Ozbiliz

Já o meia Aras Ozbiliz, nascido em Istambul é filho de armênios, seus ancestrais adotaram o nome Ozbiliz, porém o nome da família originalmente era Zbilizyan. Começou sua carreira no Ajax da Holanda onde viveu a década de 90 após emigrar da Turquia junto com sua família. Não teve muito espaço e foi negociado com o Kuban Krasnodar, onde teve sua melhor fase que o levou ao gigante russo Spartak Moscow.

Nos últimos dias estava-se especulando a ida de Aras para o Rayo Vallecano, opção que ainda existe mesmo com a negociação com o Besiktas, da Turquia concretizada. A equipe turca iria emprestar o jogador a equipe de Madri para a segunda metade da temporada.

É interessante ressaltar também a forte conexão do Spartak com atletas armênios. Além de Aras e Yura, na década de 70 Alexander Mirzoyan foi vitorioso na equipe de Moscou, conquistando a Copa e a Liga Soviética e para finalizar o Hall da Fama Armenio no Spartak,  o mais vitorioso de todos:  Nikita Simonyan tetracampeão e três vezes artilheiro do campeonato soviético. Mais tarde, como técnico Nikita levou o Ararat a conquista do campeonato soviético. Um feito histórico uma vez que foi a única equipe Armênia a vencer a Liga.

 

Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Cultura

'Cantos de um Livro Sagrado' vence festival É Tudo Verdade

O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a…
Leia mais

Deixe um comentário