Da RedaçãoTudo

Jornalista azeri conta sobre as ameças de morte que recebeu após escrever para o Agos

GlobalJournalist

A jornalista e blogueira nascida no Azerbaijão Arzu Geybullayeva escreve grandes agências de notícias como a Política Externa e a Al-Jazeera. No entanto, é o seu trabalho para o Agos, um jornal turco-armênio, que levou a ameaças de sua terra natal.

O Azerbaijão e a Armênia não têm relações diplomáticas. As ex-repúblicas soviéticas lutam na fronteira desde 1994 quando um cessar-fogo suspendeu uma guerra sobre Nagorno-Karabakh (embora as violações do cessar fogo sejam rotina, só na última semana foram mais de 700 dos azeris), que é povoado historicamente por armênios.

Arzu2Para Geybullayeva, que mora em Istambul, a crítica de seu trabalho para o Agos (jornal armênio criado por Hrant Dink em Istambul) começou com alguns poucos de azeris, e se espalhou para a mídia de propriedade estatal do Azerbaijão. Geybullayeva, que frequentemente posta sobre os direitos humanos no Azerbaijão, recebeu ameaças de morte online. Em 2014 ela percebeu que ele não era mais seguro para ela voltar para seu país de origem.

Naquele ano, o governo azeri do presidente Ilham Aliyev desencadeou uma ofensiva na mídia. Entre outros casos, o governo prendeu Khadija Ismayilova, um jornalista do Azerbaijão que investigou a corrupção na família de Aliyev. Ilgar Nasibov, jornalista e ativista dos direitos humanos, foi espancado até ficar inconsciente, sua esposa disse à mídia local que acreditava ser um ataque do Ministério do Interior do Azerbaijão.

Uma das táticas que o governo azeri tem usado contra Geybullayeva é a de fazer pressão em sua família, no Azerbaijão, uma estratégia que também é usada contra outros jornalistas e dissidentes. Geybullayeva, 32, conversou com a jornalista da Global Journalist Vera Tan sobre a liberdade de imprensa no Azerbaijão e por que ela continua a escrever, apesar dos riscos.

 

Desenho que circulou na internet de Geybullayeva nos braços do presidente armênio com o túmulo de seu pai ao fundo

Desenho que circulou na internet de Geybullayeva nos braços do presidente armênio com o túmulo de seu pai ao fundo

Global Journalist: Como você sabe que você não seria capaz de retornar ao Azerbaijão com segurança?

Geybullayeva: Eu comecei a ser mencionada nas notícias muito mais do que eu deveria ser mencionada. Fui principalmente rotulada como uma traidora por causa do meu trabalho, e também por causa do meu trabalho com o Agos.

 

Global Journalist: Quando você começou a temer por sua vida?

Geybullayeva: Era outubro [de 2014], quando recebi minha primeira ameaça de morte – ele me contou o número de dias que me restavam, ele me disse a localização exata que eu seria enterrada. Eu, obviamente, percebi que ir para casa estava fora de questão, porque quando você é rotulada como uma traidora, é uma acusação séria … Você percebe que uma vez que você é rotulada, não é realmente seguro voltar, especialmente quando um monte de gente estava sendo presa na época.

 

GJ: Por quanto tempo as ameaças continuaram?

Geybullayeva: Para ser honesta com você, alguns deles eu parei de ler. Me atingiu, psicologicamente. E, para mim, o que realmente me irritava era quando deixou de ser contra mim e passou a ser contra a minha família. As pessoas começaram a chamar a minha mãe de prostituta, as pessoas começaram a chamar o meu pai um traidor. Quando alguém te chama de prostituta ou imagina as muitas maneiras que querem estuprar você, isso é uma coisa, mas quando essa imaginação se estende a seus pais e as coisas que eles imaginam fazer com a sua mãe, por exemplo, eu realmente acho que que é o limite. Pelo menos era para mim.

Matérias Relacionadas
ArtsakhTudo

Pashinyan anuncia plano de recuperação pós-guerra, apesar dos pedidos de renúncia

Fontes : Panorama.am, Pan Armenian, Asbarez O primeiro-ministro Nikol…
Leia mais
ArtsakhDa Redação

Armênios de Karvachar vivem momentos de insegurança e incerteza

Fontes : Aljazeera, Aysor.am Com a chegada da data de entrega da região…
Leia mais
ArtsakhDa Redação

Pashinyan diz em declaração motivos de ter assinado o acordo por Artsakh

No última quinta-feira, dia 12 de novembro, o Primeiro Ministro armênio Nikol Pashinyan deu uma…
Leia mais

Deixe um comentário