ESPN
O jogador Henrik Mkhitaryan começou a temporada muito bem, marcando gols e dando assistências pelo Borussia Dortmund. O camisa 10 tem tudo para ser um dos pilares do time alemão na Liga Europa, mas deve ser impedido de disputar uma das partidas. Por ser armênio, ele é proibido de entrar no Azerbaijão, país do oponente Qabala.
A relação entre as nações vizinhas inexiste. Uma guerra começou em 1988, quando um grupo de azeris armados atacou a população armênia em uma cidade da fronteira. A intervenção militar transformou as chacinas em confrontos armados, e posteriormente as minorias estrangeiras em cada um dos países passou a ser perseguida. Oficialmente o conflito de Nagorno-Karabakh ainda não terminou, por isso as autoridades de ambos os países não estão abertas a diálogos.
Este contexto fez o governo azeri impedir qualquer armênio de entrar em seu território, e é aí que entrar o futebol na conversa. O principal armador do Borussia Dortmund, Mkhitaryan deve ser barrado e, se insistir em viajar para enfrentar o Qabala, detido no aeroporto e possivelmente deportado em seguida.
É verdade que a Liga Europa ainda nem começou, mas o sorteio realizado pela Uefa nesta sexta-feira sem querer criou um impasse geopolítico na competição. A entidade teve o cuidado de conduzir o chaveamento para que russos e ucranianos não se encontrem, mas neste caso optou por não interferir no sorteio.
O Borussia Dortmund visita o Qabala no dia 21 de outubro, pela terceira rodada da fase de grupos do torneio. O grupo C ainda conta com Krasnodar, da Rússia, e PAOK, da Grécia.