Da RedaçãoTudo

Assista ao Conexão Repórter na Armênia – Roberto Cabrini vai à Armênia, “A Terra da Resistência”

Conexao reporter Armenia

No último domingo (19), após o Programa do Silvio Santos, o SBT transmitiu reportagem do jornalista e apresentador Roberto Cabrini na Armênia em seu programa de reportagem semanal “Conexão Repórter“.

Intitulada de “Armênia, a Terra da Resistência”, a excelente reportagem abordou aspectos importantes para o povo armênio, tais como a história milenar da nação armênia, o cristianismo armênio, a resistência.

A reportagem também foi além e levantou questões mais contundentes como o Genocídio Armênio, perpetrado pelos turcos-otomanos, e o Monte Ararat e bens e territórios expropriados após a tentativa de extermínio dos armênios na Anatólia, que durou de 1915 até o fim da primeira Guerra Mundial, e que culminou com a invalidação do Tratado de Sèvres, que garantia os territórios armênios históricos.

De forma muito interessante o programa traçou as ligações entre Armênia e diáspora. Representada pelo amigo do Portal Estação Armênia, o cineasta Gary Gananian, Cabrini lembrou que a ligação entre diáspora e Mãe-pátria é muito forte e viva.

Assista ao programa, no player abaixo:

Parte 1.

Parte 2.

Parte 3.

 

Texto do SBT:

A Terra Da Resistência

Roberto Cabrini desvendou uma terra remota repleta de fascínio e mistério. Na região montanhosa na Eurásia, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, no sul do Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, uma encruzilhada do Planeta, uma nação de 3 milhões de habitantes, um dos povos mais antigos da civilização humana. O nome do país é Armênia, que bem poderia se chamar “resistência”. Para conservar seu idioma, sua escrita, sua cultura, sua identidade e sua religiosidade a Armênia resistiu a tudo: de invasões sucessivas de persas a mongóis. De muçulmanos a comunistas. Resistiu até mesmo a um dos maiores massacres da história da civilização. Uma história de horrores, contada por quem viveu tudo na pele.

Matérias Relacionadas
Da Redação

Presidente armênio Armen Sarkissian renuncia por falta de influência

Fontes : Daily Sabah, ArmenPress, PanArmenian, President.am O presidente…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Hrant Dink: Há 15 anos, jornalista armênio era assassinado na Turquia

No dia 19 de janeiro de 2007, em Istambul, na Turquia, o jornalista turco de origem armênia Hrant…
Leia mais
Da Redação

Declaração do Comitê da FRA sobre a normalização das relações entre a Armênia e a Turquia e a resolução do conflito de Artsakh

Fontes : CNA Argentina A Federação Revolucionária Armênia tem…
Leia mais

4 Comentários

Deixe um comentário