Da RedaçãoTudo

Assista ao Conexão Repórter na Armênia – Roberto Cabrini vai à Armênia, “A Terra da Resistência”

Conexao reporter Armenia

No último domingo (19), após o Programa do Silvio Santos, o SBT transmitiu reportagem do jornalista e apresentador Roberto Cabrini na Armênia em seu programa de reportagem semanal “Conexão Repórter“.

Intitulada de “Armênia, a Terra da Resistência”, a excelente reportagem abordou aspectos importantes para o povo armênio, tais como a história milenar da nação armênia, o cristianismo armênio, a resistência.

A reportagem também foi além e levantou questões mais contundentes como o Genocídio Armênio, perpetrado pelos turcos-otomanos, e o Monte Ararat e bens e territórios expropriados após a tentativa de extermínio dos armênios na Anatólia, que durou de 1915 até o fim da primeira Guerra Mundial, e que culminou com a invalidação do Tratado de Sèvres, que garantia os territórios armênios históricos.

De forma muito interessante o programa traçou as ligações entre Armênia e diáspora. Representada pelo amigo do Portal Estação Armênia, o cineasta Gary Gananian, Cabrini lembrou que a ligação entre diáspora e Mãe-pátria é muito forte e viva.

Assista ao programa, no player abaixo:

Parte 1.

Parte 2.

Parte 3.

 

Texto do SBT:

A Terra Da Resistência

Roberto Cabrini desvendou uma terra remota repleta de fascínio e mistério. Na região montanhosa na Eurásia, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, no sul do Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, uma encruzilhada do Planeta, uma nação de 3 milhões de habitantes, um dos povos mais antigos da civilização humana. O nome do país é Armênia, que bem poderia se chamar “resistência”. Para conservar seu idioma, sua escrita, sua cultura, sua identidade e sua religiosidade a Armênia resistiu a tudo: de invasões sucessivas de persas a mongóis. De muçulmanos a comunistas. Resistiu até mesmo a um dos maiores massacres da história da civilização. Uma história de horrores, contada por quem viveu tudo na pele.

Matérias Relacionadas
Da Redação

Partido de Pashinyan vence eleições e consolida a virada da Armênia rumo ao Ocidente

Contrato Civil garante maioria na Assembleia Nacional, mas fica sem os dois terços necessários…
Leia mais
Cultura

Armênia inclui três tipos de dolma, canções de ninar e tradições populares na lista de patrimônio cultural

Três variedades de dolma (preparadas com peixe, com adição de cânhamo e com repolho azedo e…
Leia mais
Da Redação

Armênia muda emblema das Forças Armadas em processo de modernização do exército

O Ministério da Defesa da Armênia confirmou oficialmente a mudança do emblema das Forças Armadas…
Leia mais

4 Comentários

Deixe um comentário