Da RedaçãoTudo

Assista ao Conexão Repórter na Armênia – Roberto Cabrini vai à Armênia, “A Terra da Resistência”

Conexao reporter Armenia

No último domingo (19), após o Programa do Silvio Santos, o SBT transmitiu reportagem do jornalista e apresentador Roberto Cabrini na Armênia em seu programa de reportagem semanal “Conexão Repórter“.

Intitulada de “Armênia, a Terra da Resistência”, a excelente reportagem abordou aspectos importantes para o povo armênio, tais como a história milenar da nação armênia, o cristianismo armênio, a resistência.

A reportagem também foi além e levantou questões mais contundentes como o Genocídio Armênio, perpetrado pelos turcos-otomanos, e o Monte Ararat e bens e territórios expropriados após a tentativa de extermínio dos armênios na Anatólia, que durou de 1915 até o fim da primeira Guerra Mundial, e que culminou com a invalidação do Tratado de Sèvres, que garantia os territórios armênios históricos.

De forma muito interessante o programa traçou as ligações entre Armênia e diáspora. Representada pelo amigo do Portal Estação Armênia, o cineasta Gary Gananian, Cabrini lembrou que a ligação entre diáspora e Mãe-pátria é muito forte e viva.

Assista ao programa, no player abaixo:

Parte 1.

Parte 2.

Parte 3.

 

Texto do SBT:

A Terra Da Resistência

Roberto Cabrini desvendou uma terra remota repleta de fascínio e mistério. Na região montanhosa na Eurásia, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, no sul do Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, uma encruzilhada do Planeta, uma nação de 3 milhões de habitantes, um dos povos mais antigos da civilização humana. O nome do país é Armênia, que bem poderia se chamar “resistência”. Para conservar seu idioma, sua escrita, sua cultura, sua identidade e sua religiosidade a Armênia resistiu a tudo: de invasões sucessivas de persas a mongóis. De muçulmanos a comunistas. Resistiu até mesmo a um dos maiores massacres da história da civilização. Uma história de horrores, contada por quem viveu tudo na pele.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

4 Comentários

Deixe um comentário