Da RedaçãoTudo

Gallipoli: Sargsyan responde ao convite do presidente da Turquia

B7emxdyCUAIruAH

YEREVAN. – O presidente da Armênia Serzh Sargsyan enviou uma carta ao Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, em resposta ao convite para visitar a Turquia no dia 24 de abril de 2015 para participar dos eventos que marcam os 100 anos da batalha de Gallipoli.

Diz a carta:

“Estimado Sr.  Presidente,

Recebi Vosso convite para participar dos eventos em homenagem a memória do 100º aniversário da batalha de Gallipoli.

A Primeira Guerra Mundial é realmente um dos mais terríveis capítulos da história da humanidade, que deixou milhões de vítimas inocentes.

Entre os participantes da batalha de Gallipoli estava o capitão das forças armadas otomanas de origem armênia,  Sargis Torosyan – um oficial que dedicou sua vida à proteção e à segurança do Império e foi condecorado pelo Império Otomano pelo serviço fiel e atos de bravura. Enquanto isso, no mesmo ano, uma onda de massacres e deportações forçadas, planejadas e realizadas pelo Império Otomano contra o povo armênio não poupou sequer o mesmo Sargis Torosyan. Entre 1,5 milhão de armênios que foram vítimas de genocídio, estavam os seus pais, que foram brutalmente assassinados, enquanto a sua irmã faleceu ao atravessar o deserto da Síria.

Como resultado deste massacre sem precedentes, Raphael Lemkin definiu o termo “genocídio”, e a impunidade  deste genocídio abriu caminho para o Holocausto e genocídios em Ruanda, Camboja e Darfur.

De acordo com o Senhor, a batalha de Gallipoli é, tanto para a Turquia,  como para o mundo, um exemplo de como relações amistosas podem ser geradas pela guerra, e como o campo de batalha pode ser um monumento da paz e da amizade, que relembra o legado amargo da guerra. Deixando de lado o valor da batalha de Gallipoli ou o papel controverso da Turquia durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, vale a pena lembrar que a paz e a amizade devem estar, antes de tudo, baseados na coragem de enfrentar o seu próprio passado, a justiça histórica, e no reconhecimento total, e não seletivo, da memória universal.

Infelizmente, a Turquia continua a sua tradicional política de negação e, ano após ano “melhora” as ferramentas para distorção da história. É pela primeira vez que a comemoração da Batalha de Gallipoli recai no dia 24 de Abril, apesar de ter começado em 18 de março de 1915 e ter continuado até o final de janeiro de 1916, enquanto a operação conjunta dos Aliados começou em 25 de abril. Qual seria o objetivo disso, se não desviar, claramente,  a atenção do mundo das atividades de comemoração do centenário do genocídio armênio? Antes de planejar os eventos de comemoração da Batalha, a Turquia tem uma responsabilidade muito mais importante com o seu povo e toda a humanidade – o reconhecimento e a condenação do Genocídio Armênio.

Por isso, ao clamar pela paz mundial, gostaria de sugerir-lhe que não se esqueça de mencionar a importância de reconhecimento  do genocídio armênio, honrando a memória de um milhão e meio de vítimas inocentes. O dever de cada um de nós é passar para as futuras gerações a história real, sem distorções, evitando assim a repetição dos crimes e abrindo o caminho para uma maior aproximação e cooperação entre as nações, em especial nações vizinhas.

P.S. Vossa Excelência, há alguns meses, vos convidei a visitar Yerevan no dia 24 de abril de 2015, para honrarmos juntos a memória das vítimas inocentes do genocídio armênio. Nós não temos o hábito de visitar um convidado antes de receber uma resposta para o nosso convite”.

Tradução: Profª. Drª. Lusine Yeghiazaryan

Matérias Relacionadas
Da Redação

Armênia acolherá acervo cultural palestino ameaçado pela guerra

Itens Históricos da Palestina Serão Temporariamente Preservados no Matenadaran, em Yerevan, Diante…
Leia mais
Da Redação

Conflito entre Irã e Israel impacta economia da Armênia e gera incertezas regionais

O conflito entre Irã e Israel, que entrou em seu quarto dia, já começa a afetar a economia da…
Leia mais
Eventos

System of a Down faz cinco shows históricos no Brasil com homenagem dos fãs

A recente turnê do System of a Down pelo Brasil, em maio de 2025, marcou não apenas o retorno…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário