Da RedaçãoTudo

Em meio a troca de acusações, Sarkisian e Aliyev se encontram com Putin

Com informações do Asbarez

Encontro trilateral aconteceu na cidade russa de Sochi

Encontro trilateral aconteceu na cidade russa de Sochi

Terminou ontem o encontro entre Vladmir Putin, presidente da Rússia, Serzh Sarkisan e Ilham Aliyev, mandatários de Armênia e Azerbaijão respectivamente, em Sochi, cidade onde está localizada a residência de verão do líder russo.

O encontro, que originalmente estava previsto para acontecer apenas entre Putin e cada um dos presidentes do Cáucaso Sul, em separado, foi organizado para tentar amenizar as tensões na fronteira do Azerbaijão com a República de Nagorno-Karabakh, que causaram a morte de soldados de ambos os lados.

De acordo com o comunicado divulgado pela assessoria da Presidência da República russa, Putin afirmou que: “Eu estou contente por constatar que o presidente do Azerbaijão está atento à necessidade de resolver o problema pacificamente, com o que concorda o presidente da Armênia. Isso é, de fato, muito importante porque não há tragédia maior do que a morte de pessoas”.

O mandatário azeri, por sua vez, afirmou que: “A ONU adotou quatro resoluções exigindo a imediata e incondicional retirada das forças de ocupação armênias do território azeri. Infelizmente, essas resoluções permanecem no papel por mais de 20 anos. […] Eu espero que num futuro próximo nós encontremos uma solução pacífica e negociada que será baseada nos princípios do direito internacional e da justiça.”

O presidente armênio retrucou o mandatário vizinho, questionando as resoluções mencionadas por Aliyev: “Que parágrafos das tais resoluções têm sido cumpridos pelo Azerbaijão? […] Se ficarmos nos acusando mutuamente, eu acredito que o conflito vai permanecer sem solução por muito tempo […] a resolução dessa questão são de interesse nacional da Armênia”.

Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Cultura

'Cantos de um Livro Sagrado' vence festival É Tudo Verdade

O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a…
Leia mais

1 Comentário

Deixe um comentário