Nesta sexta-feira (08) foi divulgado o “Moving Yerevan“, vídeo realizado na capital da Armênia e que faz parte do projeto Moving Cities.
Como o próprio texto da publicação no canal do Vimeo sugere, o vídeo é muito intuitivo e é quase impossível esclarecer em termos formais. Moving Yerevan pode ser vagamente descrito como um cinema brincalhão que vai de encontro á linguagem oculta da dança.
Assista abaixo:
Moving Yerevan from Jevan Chowdhury on Vimeo.
Moving cities é uma série de filmes que mostra as pessoas movendo, crescendo, mudando e evoluindo suas próprias cidades em movimento e já teve edições filmadas em Londres, Paris, Lyon e Bruxelas.
O projeto tem como objetivo apresentar algumas das dinâmicas de valor histórico e cultural aliados ao movimento dos bailarinos. A versão do projeto difere dos outros porque o diretor acha que a Armênia tem muito mais para o mundo, o filme foi adaptado aos trajes nacional, as danças, que apresentam interessante harmonia da antiga cidade que está crescendo.
Yerevan é uma das mais antigas cidades do mundo que é continuamente habitada. A história de seu povo (armênio) é simplesmente medida em milênios.
Sob o comando do Diretor de Criação do projeto Moving Cities, Jevan Chowdhury, Moving Yerevan foi filmado ao longo de 3 dias e 3 noites durante a vida cotidiana da cidade, no que resultou num total de 7 minutos de imagens editadas apresentando a capital da Armênia.
“Eu tive sorte e encontrar 47 dos melhores (dançarinos) nesta oportunidade”, concluiu Chowdhury na página oficial do Moving Yerevan.
Um projeto bem bacana sobre a linguagem da dança mesclada à arquitetura e urbanismo de algumas cidades do mundo. Chegou a vez da capital da minha querida Armênia. O vídeo ficou bem bacana.
Gostei muito da proposta mas me deu uma pontada de tristeza por fazer 6 anos da minha ultima viagem pra Armênia. Não posso ficar muito tempo sem ir pra lá.