Tudo

ANCA condena indicação de Obama para novo embaixador dos EUA na Turquia

anca_logo-largeDa redação com Asbarez e fontes combinadas.

O Diretor Executivo do A.N.C.A (Armenian National Comitee of America, o C.N.A dos EUA) Aram Hamparian emitiu a seguinte declaração sobre a indicação do presidente Barack Obama ao encaminhar o nome de John R. Bass para o cargo de embaixador dos EUA na Turquia:

O ANCA não pode apoiar a nomeação de John R. Bass para servir como embaixador dos EUA na Turquia, com base em sua sabatina no Senado que corrobora a promessa quebrada do presidente Barack Obama de reconhecer o genocídio armênio, ficando ainda mais longe da verdade e permitindo que a Turquia aperte ainda mais a mordaça do departamento de estado dos EUA. “É simplesmente inaceitável – seis anos após o presidente Barack Obama se comprometer a reconhecer o genocídio armênio, cinco anos depois de Ancara tentar impor e depois se afastar dos Protocolos Turquia-Armênia, e a menos de um ano do 100 º aniversário do início deste crime ainda impune – um candidato a embaixador dos EUA responder perguntas dos senadores questionando-os com referências genéricas tais como “história compartilhada.” Essa linguagem eufemística pretende desqualificar o crime como genocídio levando-o a ser considerado um conflito bilateral, estabelecendo uma falsa paridade moral entre os responsáveis que não se arrependem e aqueles que impiedosamente foram massacrados “.

Hamparian ainda cobrou moral por parte do governo americano: “Nós nos opomos a mordaça que a Turquia impõe aos EUA e a todos os que aceitam o veto de Ancara sobre o direito dos Estados Unidos em falar com clareza moral sobre o genocídio armênio. Os Estados Unidos devem ser representados em Ancara em 24 de abril de 2015, por uma voz clara, convincente e comprometida com a verdade.”

Você encontra o depoimento em inglês do indicado perante a comissão de relações exteriores do senado dos EUA, clicando no link a seguir: Testimony of John R. Bass Ambassador-Designate to the Republic of Turkey  – July 15, 2014  – Senate Foreign Relations Committee

Anteriormente John R. Bass atuou como embaixador dos EUA na Geórgia desde de outubro de 2009 a julho de 2012. Ele é funcionário de carreira e teve importante atuação como um dos líderes das operações de reconstrução de Bagdá entre 2008-2009.

Entre 2005-2008, atuou como Diretor do Centro de Operações do Departamento de Estado. De 2004-2005, Bass foi assessor especial do vice-presidente Cheney, com atuação decisiva sobre a política externa na Europa e Eurásia. Entre 2002-2004, atuou na Embaixada dos EUA em Roma, coordenando parcerias e colaborações sobre os direitos humanos, a imigração, o tráfico de pessoas.

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário