Fonte: Prensa Armênia de Buenos Aires
Fontes muito próximas ao clube de futebol argentino San Lorenzo de Almagro, time do Papa Francisco, declararam à agência de notícias “Prensa Armênia”, que o clube rejeitou patrocínio do governo do Azerbaijão, país fortemente contestado por usar o esporte para cobrir as violações dos direitos humanos em seu território.
Segundo relatos, uma delegação azerbaijana fez os primeiros contatos durante as negociações pela transferência do meio-campista Angel Correa para o Atlético de Madrid dirigido pelo argentino Diego Simeone. O Atletico de Madrid tem o patrocínio do Azerbaijão em sua camisa. A fonte garante que uma das condições impostas para que o Azerbaijão patrocine a camisa do San Lorenzo foi que “não existam armênios” em futuras comissões diretivas e esportivas do clube.
A notícia levantou preocupações na comunidade armênia da Argentina, já que o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou recentemente que os inimigos de seu país “são armênios ao redor do mundo.” Cabe lembrar que o Azerbaijão mantém a décadas uma disputa com a Armênia pelo controle de Nagorno Karabakh e apesar do cessar-fogo assinado com os armênios em 1994 o Azerbaijão continua ameaçando retomar o conflito, além de violar o cessar-fogo diariamente, causando a morte de soldados armênios na fronteira.
O governo do Azerbaijão atualmente patrocina o Atlético de Madrid com um aporte de € 12.000.000 para uma temporada e meia.
A organização Repórteres Sem Fronteiras, já fez uma campanha de protesto contra os abusos do governo do Azerbaijão, afirmando que “era muito chocante que o Azerbaijão tem tais notoriedade graças às vitórias da equipe de Madrid, enquanto o país é um dos piores em termos de liberdade de imprensa. ”
Fala-se, nos corredores da Associação de Futebol Argentino (AFA), que a recusa do San Lorenzo em aceitar como patrocinador o governo do Azerbaijão fez com que os agentes azerbaijanos começassem a procurar outro time para parceria, cogitando o Independiente. Certamente será uma nova polemica já que o atual vice-presidente do clube é Noray Nakis, conhecido empresário de origem armênia e que foi um histórico dirigente do time Deportivo Armenio que disputa hoje a categoria B da primeira divisão e é presidido pelo filho de Noray, Luciano Nakis.
O San Lorenzo disputa as semifinais da taça Libertadores da América.