Da RedaçãoTudo

Importante êxito da delegação da Armênia em comissão da OSCE sobre Karabakh e a Síria

Yerkir, colaboração de Arpi Hocacanyan de Montevideo

Há poucas horas foi publicado o RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO DE ASSUNTOS POLÍTICOS DA ASSEMBLÉIA PARLAMENTAR da OSCE (Organização para a cooperação e segurança Europeia), órgão mediador dos conflitos em Karabakh, que reforçou mais uma vez os 3 princípios fundamentais para a solução definitiva sobre a região. São eles:

– Solução pacífica
– Igualdade de direitos dos povos
– O direito de autodeterminação

A relatora Pia Kauma da Finlândia ressaltou a inviolabilidade das fronteiras e da integridade territorial dos Estados-Membros, e a importância de defender os princípios consagrados na Carta Final de Helsinque, documento base para o processo de paz nos anos de 1990.

10508330_10203530227311610_557890821_n

A relatora Pia Kauma

A delegação armênia conseguiu aprovar em votação a proposta do governo de Yerevan que foi acompanhada pela maioria dos votantes do texto do relatório.

Além dessa importante vitória da diplomacia armênia uma outra também está sendo comemorada pelos representantes armênios. Os crimes cometidos contra grupos étnicos minoritários, como o que vem ocorrendo na Síria, em Kessab e Aleppo, também passam a esfera da inviolabilidade dos seus territórios como forma de garantir sua segurança e assim não serem utilizados por grupos terroristas e de mercenários. Trata-se de um importante avanço já que o quadro na Síria permite a condenação de países como a Turquia e o Azerbaijão que vem apoiando e fomentando grupos criminosos que causam sofrimento aos bairros e vilas armênias naquele país.

Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Esportes

Seleção Armênia estreia com vitória na Liga das Nações B

Armênia luta por uma vaga na primeira divisão europeia. No último sábado, 04 de junho, a…
Leia mais

Deixe um comentário