Tudo

Fogo de Conselho do Grupo Escoteiro Sardarabad homenageou os mártires armênios

Na noite do dia 26 de abril, o Ginásio de Esportes 28 de maio da SAMA – Clube Armênio, recebeu um grande público para acompanhar uma das mais importantes cerimônias escoteiras.

O Grupo Escoteiro Sardarabad fez uma emotiva homenagem aos mártires do genocídio de 1915. O Chefe Saro Baronian deu início ao encontro adentrando ao ginásio totalmente escuro com a tocha entoando canções patrióticas armênias. Ao acender a fogueira dava-se início a uma noite de lembranças e reverências.

As tropas e grupos se revezavam em apresentações que incluíam crianças de 7 anos até jovens de 18 anos de idade. Foram rememoradas passagens tristes do genocídio desde as caravanas pelo Deserto de Der El Zor até a luta contra o negacionismo e preservação da identidade armênia. A parte musical-instrumental ficou por conta do Professor Felipe Mavichian, violão e regência, que acompanhado do músico Ará Kedikian, no duduk, e da escoteira Adrine Ganimian Tcharkhetian, no teclado, executaram músicas do cancioneiro armênio.

O Chefe Saro Baronian convidou o Professor James Onnig Tamdjian para explanar sobre a vida de Soghomon Tehlirian, herói armênio, responsável pela execução de Talat Pachá, um dos mandantes do genocídio.

O Grupo Sardarabad que já estava acampado na sede do Clube Armênio SAMA desde a noite anterior, encerrou o evento com uma oração em armênio que comoveu a todos os presentes. O evento foi integralmente organizado pela Chefia do Grupo que se esmerou para que a memória dos mártires fosse dignamente reverenciada. Os pais e familiares puderam acompanhar um cerimonia que reafirma o compromisso dos jovens do grupo com a armenidade e a luta pelo reconhecimento do genocídio.

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

4 Comentários

Deixe um comentário