Da RedaçãoTudo

Historiadores brasileiros participam de evento sobre Genocídio Armênio na Argentina

Screen Shot 2014-04-10 at 11.30.47 AMAcontece essa semana em Buenos Aires o Congresso Internacional sobre Genocídio Armenio: “en vísperas del centenario”, promovido pelo Centro de Estudios sobre Genocídio da Universidad nacional de Tres de Febrero e pela Fundación Memoria del Genocidio Armenio. O evento Internacional congrega pesquisadores de diversos países como Richard Hovannisian dos EUA, Claire Mouradian da França, Carlos Antaramián do México, David Gaunt da Suécia, Mehmet Polatel da Turquia, entre muitos outros.

O Brasil está representado por dois historiadores que foram aceitos para apresentar suas pesquisas acerca da comunidade armênia no Brasil.

O Prof. Dr. Hagop Kechichian, historiador egresso da Universidade de São Paulo, apresenta a pesquisa intitulada “Construcciones y reconstrucion de la identidad sociocultural de los Inmigrantes armenios en Brasil. Sobrevivientes del Genocidio Cultural“, um resumo da investigação que se dedica há muitos anos e de forma pioneira no Brasil. O segundo expositor brasileiro é o historiador Heitor Loureiro, doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ele apresenta parte de sua tese de doutorado em andamento acerca dos primeiros esforços diplomáticos do Brasil para apoiar as reivindicações armênias logo após o Genocídio.

Eventos como este acontecem em diversas partes do mundo neste ano para mobilizar diversos intelectuais e a sociedade para o centenário em 2015.

A organização do evento irá disponibilizar os trabalhos completos em forma de uma publicação nos próximos meses.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Urartu é Eliminado da UEFA Conference League Após Revés Fora de Casa

Após derrota por 1 a 2 na Armênia, equipe de Yerevan sucumbe por 4 a 0 na Bielorrússia e encerra…
Leia mais
Esportes

Pyunik Goleia Tre Fiori em Yerevan e Avança à Segunda Fase da Conference League

Equipe armênia reverte desvantagem do jogo de ida com vitória por 5 a 0 e segue viva na luta por…
Leia mais
Da Redação

Estátua de Charles Aznavour é Inaugurada em Yerevan

Monumento na Charles Aznavour Square foi inaugurado na última sexta-feira, 18 de julho de 2025, em…
Leia mais

Deixe um comentário