Da RedaçãoTudo

Câmara Municipal de Los Angeles reconhece a República de Nagorno-Karabagh

Fonte: Asbarez

(LOS ANGELES) Em um ato histórico, que coroa o compromisso com o direito à auto-determinação do povo da República de Nagorno- Karabakh, o Conselho Municipal(equivalente a Câmara Municipal) de Los Angeles aprovou por unanimidade uma resolução apresentada pelo Conselheiro Municipal( equivalente a vereador) Paul Krikorian, reconhecendo a independência da República de Artsakh.

Paul-Krekorian-Square

O Conselheiro Municipal de Los Angeles Paul Krikorian (esq) e o prefeito de Shushi Artsvik Sarksyan

A resolução foi apresentada em 10 de setembro de 2013 no contexto da viagem de Krikorian para a Armênia e Artsakh naquele mês, integrando uma comitiva oficial do estado da Califórnia.

Ao visitar Artsakh , Krikorian e os membros da delegação participaram da inauguração oficial do Parque da Amizade Los Angeles, na cidade de Shushi na República de Nagorno- Karabakh .

A Diretora – Executiva do Conselho Nacional Armênio da Costa Oests (ANCA- WR) declarou:  Queremos agradecer Paul Krikorian e a cidade de Los Angeles. Com sua liderança e o compromisso de seus pares com a verdade e a justiça adotaram uma resolução reconhecendo a independência de Artsakh”

Em 2012, durante uma visita a Los Angeles, o porta-voz do Parlamento da  República de Nagorno Karabgh Ashot Ghulian, Paul Krikorian disse: “Hoje Artsakh é verdadeiramente um Estado democrático , soberano e independente“, Durante essa visita , então vereador e atual prefeito de Los Angeles Eric Garcetti acolheu Ghulian e prometeu o empenho pela cidade de Los Angeles para o direito das pessoas do Artsakh à autodeterminação. Naquela ocasião o atual prefeito disse: “Apesar de as autoridades federais dos EUA ainda não reconheceram a independência da República de Nagorno Karabakh , nós somos o povo deste país e nossa decisão é inquebrável. Estamos orgulhosos de que Los Angeles foi o primeira a dar um passo que reconhece o direito do povo de Artsakh à autodeterminação “.

A resolução adotada também faz uma homenagem em seu texto que diz:  ” A República de Artsakh é fruto dos sacrifícios, dedicação e determinação demonstrada pelo seu povo que triunfa em extrema adversidade.

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário