Da RedaçãoTudo

Presidente de Karabakh discursou no Parlamento Europeu

Via Asbarez –

 

Presidente Bako Sahakyan (centro) com Sua Santidade Aram I e a delegação da Armênia em meio à delegação europeia e armênia

Presidente Bako Sahakyan (centro) com Sua Santidade Aram I em meio à delegação europeia e armênia

O presidente de Nagorno-Karabagh (Artsakh), Bako Sahakyan participou da 3 ª Conferência dos armênios da Europa, organizada pela Federação Armênia Europeia para a Justiça e Democracia (CNA da Europa) realizada no Parlamento Europeu.

Sahakyan fez um discurso vigoroso no sentido de reiterar a vontade do povo de Karabagh de desenvolver relações com a Europa. Sahakyan abordou questões relacionadas ao processo de consolidação do aparelho estatal de Karabagh , sua política externa e o processo de resolução do conflito com o Azerbaijão, além de fazer uma clara análise das tendências geopolíticas regionais.

O discurso mostrou que o governo de Stepanakert está genuinamente interessado no desenvolvimento e fortalecimento das relações com países europeus que mantém uma relação amistosa com a Armênia. O evento, considerado um dos mais importantes do mundo armênio em geral, contou com a presença do Catholicos da Grande Casa da Cilícia Aram I, do Presidente do Parlamento da Armênia Hovik Abrahamyan , do Vice-Primeiro Ministro de Nagorno-Karabakh Arthur Aghabekyan , do ministro das Relações Exteriores de Nagorno-Karabakh Karen Mirzoyan , além de muitos membros do Parlamento Europeu.

Bako Sahakyan salientou que esses eventos são importantes para os nossos compatriotas que vivem na Europa e as organizações armênias que lá atuam. Ele sublinhou que as constantes mudanças que ocorrem no mundo ditam sempre novas necessidades e obrigam a ajustes nas relações entre Karabagh e a Diáspora. Além de manter e cimentar ainda mais os elementos de cooperação tradicional é fundamental encontrar novos rumos e fomentar novas ideias. Dentro deste contexto Bako Sahakyan considerou importante realizar um trabalho coordenado entre as organizações da diáspora, Karabagh e Armênia para o reconhecimento internacional de Nagorno Karabakh (Artsakh).

Nesse sentido Sahakyan também insistiu que é fundamental mostrar a realidade sobre Karabagh e atingir a opinião pública mundial para que todos saibam que o país é seguro e estável e em plena capacidade de desenvolvimento, sendo extremamente atrativo para projetos de investimentos estrangeiros. O líder karabaghtsi acredita ser importante responder rapidamente à política caluniosa e provocante do Azerbaijão que tenta através da desinformação desestimular possíveis investimentos de grande vulto na economia de Karabagh.

Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Cultura

'Cantos de um Livro Sagrado' vence festival É Tudo Verdade

O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a…
Leia mais

Deixe um comentário