Fontes Combinadas –
O livro “A banalidade da indiferença” do escritor israelenses Yair Auron foi lançado hoje em Yerevan. A obra trata de assuntos e comparações entre o genocídio armênio e o holocausto judeu. O autor é um crítico feroz dos sucessivos governos israelenses que protelam ou tergiversam sobre a tragédia ocorrida em 1915.
Editado em hebraico em 2001 e posteriormente em inglês e agora em armênio, o livro é um esforço intelectual apurado não negar a singularidade das duas tragédias. Auron é muito cuidadoso quando distingue o genocídio armênio e seus desdobramentos políticos e as questões de identidade armênia. Como um trabalho inovador da história comparada, o intelectual brinda seu leitor com uma abordagem do tema dentro do universo sionista de Israel.
O Presidente da União de Escritores Armênios Levon Ananyan afirmou hoje durante a entrevista coletiva de lançamento que é um livro fundamental pela ousadia e originalidade na abordagem do assunto.
Yair Auron é chefe do Departamento de Sociologia e Política da Universidade Aberta de Israel e faz parte do Conselho acadêmico do Zoryan Institute de Cambridge.