Da RedaçãoTudo

Décima edição do Festival de Cinema “Golden Apricot” tem início em Yerevan

10 apricot de ouroEntre os dias 7 e 14 de julho acontece a 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Golden Apricot (Damasco de Ouro). Criado em 2004, o festival é realizado anualmente em Yerevan, capital da Armênia, e premia filmes em 11 categorias diferentes.

A organização do festival conta com o diretor de cinema Harutyun Khachatryan, além dos críticos Mikayel Stamboltsyan e Susanna Harutyunyan. O internacionalmente aclamado diretor canadense de origem armênia, Atom Egoyan, foi nomeado presidente do festival em 2005.

Este ano o festival recebeu cerca de 1.100 candidaturas de 94 países. O aumento de 67 países candidatos em relação ao ano passado é uma evidência ao crescente interesse do mundo no festival. O célebre diretor húngaro, Istvan Sabo, vai chefiar o júri do concurso internacional de longa-metragem. A competição dos documentários internacionais será dirigido por Sergei Loznitsa.

Em 2012, o documentário Rapsódia Armênia, dirigido pelos paulistanos Cassiana Der Harutiinian, Gary e Cesar Gananian, venceu os prêmios de “melhor documentário Armênio” e também o prêmio do “British Council Award”.

Em conversa por e-mail com Gary Gananian, o diretor contou um pouco sobre a importância do festival: “Foi muito importante vencer os prêmios já que nos anos anteriores os vencedores eram da Armênia. Foi uma enorme satisfação vencer dois prêmios, pois queríamos saber a recepção que o filme teria no país que lhe dá nome, imagem e som.”

Ainda segundo Gary, o clima no evento é de muita festividade. “O dia todo acontecem eventos espalhados pela cidade como shows, estreias, exibições especiais e festas. O fato de ser durante o verão contribui para o clima de festividade. Vemos muita gente na rua e os eventos estão sempre cheios. É um festival que ganha cada vez mais importância e já teve a participação de grandes convidados como Wim Wenders e este ano conta com a presença do cantor franco-armênio Charles Aznavour.”.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais

Deixe um comentário