Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

No Vaticano, Papa Francisco afirma: “O primeiro genocídio (armênio) do século XX”

Na segunda-feira 3 de junho, o Papa Francisco recebeu em seu gabinete no Vaticano a visita de Sua Eminência Nerses Bedros XIX Patriarca dos armênios católicos que acompanhado dos membros do Seminário Armênio Católico de Roma desejou um abençoado pontificado para o representante máximo da Igreja Católica.

A delegação formada também por membros leigos da Comunidade Armênia Católica presenteou Sua Santidade com uma obra de arte exuberante com a imagem de Jesus Cristo em bronze e que foi entregue por religiosos e um casal cuja esposa se apresentou como uma descendente de uma família vítima do genocídio. Consternado o Papa afirmou: “O primeiro genocídio do século XX” ( ver vídeo abaixo).

Essa afirmativa é de relevante importância na luta pelo reconhecimento do genocídio já que a posição do Sumo Pontífice é referência no âmbito dos direitos humanos e de certo influencia e baliza opiniões políticas em escala mundial.

O Papa Francisco ratifica suas posições assumidas quando ainda ocupava o Arcebispado da Igreja Católica Apostólica Romana na Argentina. Naquele período o atual Papa, a época, Cardeal Jorge Bergoglio, se pronunciou diversas vezes sobre o grave crime contra a humanidade cometido contra o povo armênio em 1915 e que ficou conhecido como genocídio armênio. Em 2006 suas palavras na Catedral de Buenos Aires ganharam uma enorme repercussão pela sua força e determinação na busca por justiça ao povo armênio.

No livro “Sobre el Cielo y la Tierra”, publicado em conjunto com o rabino argentino Abraham Skorka em 2010, o atual Papa escreveu: Potências “lavaram as mãos” durante o Genocídio Armênio.”.

A declaração do último dia 3 soma-se ao incessante combate contra o negacionismo do governo turco, principal barreira ao reconhecimento e que mantém o genocídio até hoje.

Foto e vídeo: www.romereports.com

Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais

Deixe um comentário