Da RedaçãoGenocídio Armênio

Inaugurada em Yerevan estátua em homenagem a Fridtjof Nansen

Do Guia Armênia Menc, Argentina.

O presidente armênio, Serge Sarkisian participou em Yerevan da inauguração da estátua do cientista, diplomata, Nobel da Paz e amigo íntimo da nação armênia, Fridtjof Nansen, no âmbito de eventos dedicados ao 150 º aniversário do seu nascimento.

A cerimônia contou com a presença Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Noruega, Jonas Gahr Store, e a neta de Nansen, Greve Marit.

“Hoje, no centro de Yerevan, estamos inauguração da estátua de Fridtjof Nansen, um dos melhores amigos do povo armênio”, disse na cerimônia, o Ministro das Relações Exteriores armênio, Edward Nalbandian.

“Esta estátua é, para além das várias escolas, ruas, orfanatos e hospitais com o nome de Nansen, espalhadas na Armenia – em Yerevan, Spitak, Gyumri, Vanadzor e em outros lugares – uma prova da veneração do povo arménio a Nansen”, continuou ele.

Nalbandian agradeceu a Sra. Greve Marit, neta de Fridtjof Nansen, por fazer uma longa viagem da Noruega para participar deste evento extraordinário. Ele também agradeceu ao ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega em visita oficial a Yerevan.

Após a cerimônia de abertura, o presidente Serzh Sargsyan deu um passaporte especial de residência armênia à Sra. Greve Marit Em nome do povo arménio, o presidente expressou sua apreciação para a atividade de Fridtjof Nansen, ressaltando que milhares de armênios tiveram a oportunidade de encontrar o seu lugar no mundo com os passaportes criados pelo humanitarista.

“Nansen foi um defensor incansável de pequenas nações, refugiados, prisioneiros de guerra e das pessoas necessitadas”, disse Sarkisian, acrescentando: “Durante os anos de genocídio no Império Otomano no início do século passado, quando muitas das superpotências ficaram indiferentes com o destino de todo um povo arrastado para um banho de sangue, à distância, da Noruega, Nansen não pode ficar indiferente a o destino dos refugiados armênios (…)  Para a nação armênia, o nome de Fridtjof Nansen continuará a ser um paradigma da consciência e da bondade do mundo e será glorificado para sempre. “

Matérias Relacionadas
Da Redação

Record e PlayPlus lançam documentário sobre a história e cultura da Armênia

No mês de dezembro de 2024 a Rede Record de Televisão, por meio de seu serviço de streaming…
Leia mais
Da Redação

Trump congela atividades da USAID e impacta diretamente projetos humanitários na Armênia

Poucas semanas após assumir a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump ordenou a suspensão…
Leia mais
Da Redação

Armênia inicia processo para buscar a adesão à União Europeia

O primeiro-ministro da República da Armênia, Nikol Pashinyan, declarou no início do mês durante…
Leia mais

Deixe um comentário