Olimpiadas

Armênia premiará com 1,7 milhão de reais atleta que conquistar medalha de ouro

AFP –

A Armênia decidiu oferecer um prêmio muito alto ao atleta do país que conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, US$ 850 mil (R$ 1,735 milhão) dólares prometidos pelo governo, pelo Comitê Olímpico nacional e por um rico empresário.

O governo se comprometeu a pagar 100 mil dólares (82.600 euros) por um título olímpico, o Comitê Olímpico Armênio 50 mil dólares e o presidente do Comitê, Gagik Tsarakuyan, que também é político e empresário, prometeu acrescentar de seu próprio bolso 700 mil dólares, chegando a um total de 850 mil dólares (700 mil euros).

Tsarukyan já havia prometido uma recompensa similar nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, mas nenhum dos atletas nacionais que participaram da competição na capital chinesa conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio. A Armênia conquistou em 2008 seis medalhas de bronze.

Desde sua primeira participação como país independente, em Atlanta-1996 a Armênia só conquistou um ouro olímpico, que aconteceu no mesmo ano, na modalidade de luta greco romana. Embora enquanto parte da União Soviética muitos atletas armênios tenham se destacado e conquistado várias medalhas de ouro no decorrer das Olimpíadas (veja aqui).

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário