No último domingo, dia 26 de maio, a comunidade armênia de São Paulo atendeu o chamado da SAMA-Clube Armênio e da F.R.A-Tashnagtsutiun para a comemoração da primeira Independência da Armênia, proclamada no dia 28 de maio de 1918. Mais de 400 compatriotas compareceram e abrilhantaram ainda mais essa importante data cívica que foi recheada de atrações e emoções.
A condução esteve a cargo do Vice-Presidente da SAMA-Clube Armênio, Enguer Nigol Nigohossian, que saudou os presentes e deu início ao evento. O Coral Vahakn Minassian, sob a brilhante regência do Maestro Alexey Kurkdjian, executou os hinos brasileiro e o Mer Hayrenik, hino da República da Armênia.
Após a execução dos hinos, o Enguer Dicran Bohjalian -representante do Tro-Gomideh do Tashnagtsutiun de São Paulo (Federação Revolucionária Armênia)- discorreu sobre a importância da data e ressaltou o caráter popular e democrático que conduziu a República da Armênia de 1918.
Ohannes Semerdjian Neto, presidente da SAMA- Clube Armênio, usou a palavra para agradecer aos presentes e rendeu homenagens aos mártires do genocídio de 1915 e aos heróis do 28 de maio de 1918.
Na sequência, o Grupo Escoteiro Sardarabad ocupou o centro das atenções comemorando seu oitavo aniversário de fundação. O chefe do grupo, Daniel Constantino Zacharias, e a Diretora do grupo, Sara Tcharketian, homenagearam o Presidente Ohannes Semerdjian Neto com um lenço do grupo em sinal de agradecimento pelo apoio e incentivo constante.
A festa teve continuidade com o almoço de comidas típicas armênias e o brilhante show dos artistas Edgardo Sarian e Ruben Agopian, vindos especialmente de Buenos Aires para este evento. As atrações e emoções se sucediam.
A surpresa da festa estava reservada para a estreia do Grupo de danças típicas armênias Kilikia, da filial Hamazkayn de São Paulo, que foi ovacionado pelos presentes.
Veja o vídeo, abaixo
Uma festa de grande porte como essa não poderia passar sem uma das mais importantes e justas homenagens prestadas pela comunidade armênia de São Paulo.
A SAMA e o Tashnagtsutiun homenagearam o Arcebispo Datev Karibian pelos seus 50 anos de trabalho sacerdotal, sendo 43 deles prestados na América do Sul.
O Presidente Ohannes Semerdjian Neto brindou aos presentes com a impressionante biografia do homenageado, que transpareceu a enorme importância de Datev Karibian para a vida comunitária.
O Exarca Armênio Católico para a América do Sul, Dom Vartan Waldir Boghossian, dirigiu palavras especiais ao homenageado em um momento de profunda emoção e união entre todos.
A Consul Honorária da República da Armênia em São Paulo, Hilda Dirouhy Burmaian, o presidente da SAMA – Clube Armênio, Ohannes Semerdjian Neto e o presidente do Tro-Gomideh da F.R.A Dicran Bohtchalian entregaram uma placa em homenagem ao estimado Arcebispo Datev Karibian.
A festa continuou com Ruben Agopian brindando os presentes com canções patrióticas acompanhado do multi-instrumentista e tecladista Edgardo Sarian. Os músicos convidaram os jovens Galin Hallajian e Andre Hagop Habib para entoarem uma linda homenagem a comunidade armênia da Síria que vem sofrendo com a guerra.
O evento representou um importante marco na comunidade com uma festa popular e emotiva que certamente reafirma o compromisso com a armenidade.
Veja mais fotos, logo abaixo, todas por cortesia de Alexandre Burunsizian.