Da RedaçãoTudo

Hackers armênios denunciam falsificações feitas por jornalistas azeris

Via Panorama – 

O grupo armênio de hackers “Ananun” publicou em seu website (“Vs.ananun.am”) uma nova remessa de correspondências de jornalistas do Azerbaijão que estão engajados numa campanha de falsificações anti-armênias. Desta vez, o alvo foi Bahram Batiev, jornalista da agência de notícias “Vesti.az”, cujo trabalho como correspondente das questões armênias foi tornado público e vem sendo amplamente discutido na rede.

www.vs.ananun.am

www.vs.ananun.am

Um dos pontos mais conhecidos é a cooperação entre representantes da comunidade azeri de Israel, que se apresentam na mídia como especialistas independentes e neutros. Por exemplo, as mensagens de Avigdor Eskin oferecendo serviços para o lado azeri, bem como subsequentes relatórios para cobranças, foram postados na rede.

É também notório que, nesses contatos, os especialistas Arie Gut, Lev Spivak e Michael Agaronov admitem abertamente que são representantes da diáspora azeri em Israel: “A mais alta avaliação do trabalho da nossa diáspora está refletido no artigo de Akbar Hasanov, famoso jornalista azeri.”

Entretanto, Peter Lucksimson, o editor-chefe do jornal israelense “News of the Week”, repreendeu os falsificadores azeri por distorcerem sua entrevista sobre os “perigos do lobby armênio”.

A correspondência do famoso anti-armênio Guram Markhuliya, que pede para ser chamado de Aliyev, é também interessante. Ele expressa o desejo de aprender o idioma azeri “para fazer algo de bom para seus irmãos” e também faz alusão à dura condição financeira.

A correspondência com Georgi Vanyan, o organizador do mal-sucedido festival de cinema azeri na Armênia, também pode ser encontrada na rede. Bahram Batiev e Rizvan Huseynov prometeram a Vanyan que compareceriam ao seu evento na Geórgia.

O especialista Oleg Kuznetsov sugeriu seus serviços “por manifestar a disposição do lado do Azerbaijão”. Batiev rejeitou seus conselhos ao encobrir o custo dos serviços. No fim, ele demonstrou sua satisfação no “grato público” de suas entrevistas anti-armênias que aconteceram na agência de notícias Vesti.az.

Outro ponto interessante é a cooperação entre a fonte ucraniana “Hvilya” com propagandistas azeris; reclamações anônimas de um professor da região de Krasnodar ao seu colega armênio Varvara Markarian, por exemplo, ou o testemunho do militar aposentado Stanislav Razdobreev, para quem a entrevista foi “corrigida”, e então completamente removida do “Vesti.az.”. É notório que em sua correspondência pessoal, o militar russo “deu” a Batiev questões inconvenientes do jornalista armênio e reconheceu que mentiu para os armênios. Finalmente, a proposta do ator Joseph Harry pode ser percebida ao sentar a sós com Bahram em Tbilisi e beber uma dose de conhaque armênio.

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia e Geórgia são confirmadas como sedes da Copa do Mundo Sub-20 de 2029

Parceria inédita no Cáucaso promete impulsionar o futebol regional e revelar novos talentos ao…
Leia mais
Eventos

Sesc recebe mostra dedicada ao cinema da diáspora armênia

Entre os dias 23 e 25 de Abril, período que marca os 111 anos do início do Genocídio Armênio, o…
Leia mais
Genocídio Armênio

Câmara do Rio homenageia vítimas do Genocídio Armênio

No último dia 22 de abril de 2026, o Plenário Teotônio Villela, na Câmara Municipal do Rio de…
Leia mais

Deixe um comentário