Via Armenews.com, com informações do Centre d’information du diocèse de l’Eglise arménienne en France –
No dia 24 de janeiro de 2013, os membros da fraternidade do Monastério de São Tiago de Jerusalém reunidos em um capítulo geral [Nota da redação: assembleia de religiosos] elegeram o Arcebispo Nourhan Manoukian como sucessor de Torkom I, patriarca de Jerusalém até o dia de sua morte, 12 de outubro de 2012.
O senhor Nourhan (Boghos é o seu nome de batismo) nasceu em 22 de julho de 1948 em Alepo, Síria. Em 1961, ele ingressou no seminário do Catolicossato da Cilícia em Antilias (Líbano) e em 1966 se tornou aluno do seminário de Jerusalém.
O Arcebispo Datev Karibian, prelado titular da Diocese da Igreja Apostólica Armênia no Brasil foi o segundo colocado da eleição para o Patriarcado Armênio de Jerusalém onde ele obteve 3 votos a menos que o Arcebispo Nourhan Manoogian (o eleito), sendo que Karibian não se candidatou, o nome foi citado pelos eleitores.
Boghos foi ordenado diácono em 27 de julho de 1968 e hieromonge em 15 de junho de 1971 pelo patriarca Elisée (Derderian). Foi então que ele adotou o nome de Nourhan.
Em 1971 e 1972, Nourham ocupou a função de vice-reitor do pequeno seminário de Jerusalém.
1972- 1973 : Responsável pelas paróquias armênias da Suíça.
1974-1980 : Responsável pelas paróquias de Haïfa e Jaffa.
1975 : Promovido à Arquimandrita e se tornou reitor do seminário de Jerusalém..
1980 : À convite do arcebispo Torkom Manoukian, então prelado da diocese da costa lest edos EUA, ele se mudou para Nova York a fim de prosseguir com seus estudos na Academia de Teologia da Igreja Episcopal.
1994 : Responsável pela igreja de São Jorge na cidade de Houston (Texas).
1998 : noemado Grande Eclesiástico (Sacristão) do Patriarcado Armênio de Jerusalém. Se torna o nº 2 no Patriarcado.
1999 : Ordenação especial feita por S.S. Karekin II, Catholicós de todos os armênios.
2009, Patriarca Torkom I o nomeia vigário patriarcal, função que ocuparia até a morte de seu antecessor, no outono de 2012.
Como 97º patriarca armênio de Jerusalém, o Sr. Manoukian assumirá o nome de Nourhan I
Conforme os costumes, essa eleição deve ser validada pelas autoridades civis da Terra Santa, isto é, o governo israelense e o rei da Jordânia. A Igreja Armênia compartilha a guarda dos locais santos com a Igreja Ortodoxa Grega e a Igreja Católica Apostólica Romana, as três mais importantes, mas também coopera com as Igrejas Siríaca e Copta. O patriarca armênio de Jerusalém é um dos cinco “Custodes” (protetores) dos lugares santos.
O número de armênios que vivem hoje em Jerusalém gira em torno de 2 mil. Segundo algumas estimativas, eles eram 16 mil em 1948, quando da criação do Estado de Israel.
Presentes na Terra Santa desde o século V, a comunidade vive principalmente em um dos quatro bairros da Cidade Velha de Jerusalém, denominado de “Quartier arménien” (ou Bairro Armênio).