Via PanARMENIAN.Net –
O pequeno grupo de armênios em Chennai (conhecida antigamente como Madras), a capital do estado indiano de Tamil Nadu, teve um motivo a mais para comemorar neste natal. A antiga Igreja Armênia de Santa Maria completou 300 anos de serviços à comunidade, de acordo com o Deccan Chronicle.
Construída em 1772, junto ao local onde existe um cemitério armênio com 350 túmulos, a Igreja, também conhecida como Igreja Armênia da Virgem Maria, empresta seu nome à rua no bairro de Parrys. A igreja abriga um magnífico campanário com seis sinos, feitos para seres os maiores sinos de Chennai.
O terceiro centenário foi celebrado pelo Padre Geghart que conduziu a Divina Liturgia seguida pelo serviço do Réquiem. Os armênios de Chennai ficaram famosos pela imprensa e ações de caridade.
Foi em Madras que o Aztarar, o primeiro jornal armênio conhecido, era impresso e distribuído pelo religioso Harutiun Shmavonian em 1794.
Os armênios de Chennai eram conhecidos pelo comércio de pedras preciosas, seda e pimenta. Atualmente, há poucos que ainda residem na cidade.
Antigo zelador da igreja, Michael Stephen disse: “Eu era feliz por fazer esse serviço, graças ao Pe. Khoren. Isso é uma herança armênia e nós temos que preservar a qualquer preço. Deus abençoe os indo-armênios.”