Da RedaçãoTudo

Missa e almoço marcam o Natal armênio em São Paulo

Datev missa

Na manhã deste domingo, dia 06 de janeiro de 2013, parte dos armênios do Brasil comemorou o natal e a epifania com uma bela cerimônia na Igreja Apostólica Armênia São Jorge. O Rito conta com a representação do nascimento e do batismo de Jesus Cristo.

A igreja estava completamente lotada e, no Sacramento da Santa Missa, os fieis saudaram-se uns aos outros repetindo a bela mensagem da Boa Nova, que sempre foi exclamada pelos armênios através dos séculos: “Cristo Nasceu e Se Revelou; a Vós e a Nós a Grande Boa Nova” (Kristos Dznav yev haidnetsav: Tsez yev mez medz avedis).

Após a celebração da Santa Missa, muitas família se dirigiram ao Clube Armênio, para o tradicional almoço de natal. Logo no saguão de entrada do clube estavam expostas algumas das obras que fizeram parte do evento “Armênia Viva”. (leia mais sobre o evento, clique aqui)

O evento foi uma grande homenagem à Comunidade Armênia do Brasil, realizada pelo Círculo Militar de Campinas, em novembro de 2011. Representando a entidade, estavam presentes a grande responsável pela homenagem, a diretora cultural Ana Clara de Mello, além do Cel Fábio Toledo Ferreira.

Antes de o almoço ser servido, o prelado titular da Igreja Apostólica Armênia de São Paulo, o Arcebispo Datev Gharibian, fez um discurso enfatizando a importância do nascimento de Cristo para todos os cristãos, independentemente da data de comemoração [veja aqui o porquê dos armênios celebrarem o Natal em janeiro].

Maestro Alexey Kurkdjian e o pianista Gustavo Fiel

Gharibian ainda aproveitou para lembrar a todos os presentes que os armênios da Síria estão sofrendo demais com o conflito no país, e salientou que aqueles que puderem ajudar de alguma maneira que o façam. Em seguida, o arcebispo abençoou o alimento e rezou o Pai Nosso (Hayr Mer), seguido pelos presentes.

Ao término do discurso do arcebispo o almoço foi servido e, ao término do mesmo, os presentes foram agraciados com a boa música armênia ao som do violino do Maestro Alexey Kurkdjian e do pianista Gustavo Fiel, ambos acompanhados em coro pelos presentes. Foram entoadas músicas como Hay Herosneri Yerke, Kedashen e Yerevan Yerepuni.

Veja mais fotos abaixo:

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário