Via Armenews.com –
Cerca de duas dezenas de sírios de origem armênia se tornaram no dia 13 de dezembro oficialmente cidadãos armênios durante uma cerimônia que aconteceu em Damasco em meio aos combates entre as forças do governo e os rebeldes sírios.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores em Yerevan, os cidadãos receberam os passaportes armênios por meio de Arshak Poladian, embaixador da Armênia na Síria, com “muito entusiasmo e gratidão”.
Um comunicado do ministério afirma que o embaixador Poladian frisou a importância de garantir a cidadania aos armênios ao redor do mundo. Ainda, “na ocasião, o embaixador desejou aos novos cidadãos armênios sucesso e paz”, diz o comunicado.
Para as autoridades de imigração em Yerevan, ao menos seis mil refugiados sírios de origem armênia requisitaram cidadania armênia desde o início do conflito sangrento na Síria. Não há estimativas de quantos foram beneficiados.
O governo armênio decidiu em julho passado permitir a candidatos selecionados receberem seus novos passaportes na embaixada armênia em Damasco e no Consulado Geral de Alepo. Os cidadãos naturalizados só precisaram retirá-los no escritório da polícia de imigração em Yerevan.
A medida faz parte dos esforços do governo armênio a fim de facilitar a imigração dos armênios da Síria, cuja demanda cresceu consideravelmente este ano.