Home Da Redação Forças da Rússia matam militante turco ligado a Al-Qaeda na Chechênia

Forças da Rússia matam militante turco ligado a Al-Qaeda na Chechênia

0

Associated Press e fontes diversas –

Forças de segurança da Rússia mataram nesta quarta feira (4) o turco Doger Sevdet, identificado como um alto emissário da Al-Qaeda na Chechênia, durante uma troca de tiros com forças federais e policiais. Sevdet, cidadão turco que assumiu o nome de guerra de Abdullah Kurd, coordenava rebeldes estrangeiros no Cáucaso do Norte, informou hoje o comitê nacional antiterrorismo.

Sevdet era “um enviado da Al-Qaeda no Cáucaso do Norte”. Documentos afirmam que Sevdet, na região desde 1991, participou do planejamento de diversos atos de terrorismo e atentados contra membros das forças públicas e de segurança. Segundo a imprensa da Rússia, Sevdet coordenava o apoio financeiro de países muçulmanos aos islamitas na região russa do Cáucaso.

A morte do emissário da AL Qaeda ocorre duas semanas depois de a Rússia ter matado outro importante integrante da Al-Qaeda, um saudita conhecido como Moganned -fato considerado por analistas um dois maiores sucessos dos últimos anos na área de segurança na região- e dois dias depois dos EUA terem anunciado a morte do líder do grupo terrorista, Osama Bin Laden.

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *