CulturaTudo

Lady Gaga lança clipe cheio de referências à “A Cor da Romã” de Parajanov

Fontes :

A cantora americana Lady Gaga lançou nessa sexta, 18 de setembro, seu novo clipe para o single 911 do álbum Chromatica, baseado principalmente no clássico filme armênio de Sergei Parajanov de 1969, A Cor da Romã.

No clipe, Gaga recria várias das cenas do filme do famoso diretor armênio e também de Ashik Kerib (último filme lançado pelo diretor) além de outros filmes famosos como The Fall de Tarsem Singh, que também assina o filme de Gaga.

Ainda ao final do clipe, quando descobrimos que se tratava de uma alucinação após um acidente, os pôsteres de A Cor da Romã e Ashik Kerib aparecem brevemente em um festival de filmes armênios.

Tarsem foi diretor de filmes famosos de Hollywood como Espelho Espelho Meu, estrelado por Julia Roberts, e A Cela, com Jennifer Lopez. Em The Fall o diretor já havia sido criticado por copiar muito a estética de Parajanov, de quem é assumidamente fã,

“Este curta é muito pessoal para mim, minha experiência com saúde mental e a forma como a realidade e os sonhos podem se interconectar para formar heróis dentro de nós e ao nosso redor”, escreveu Gaga no Instagram. “Gostaria de agradecer ao meu diretor/cineasta Tarsem por compartilhar uma ideia de 25 anos que ele teve comigo, porque minha história de vida falou muito com ele.”

A Cor da Romã é uma releitura poética da vida do trovador armênio Sayat-Nova. Parajanov usou poucos diálogos reais no filme, e a maior parte da história é contada por meio de narrativa, som, um pouco de música e alguns títulos. Os críticos descreveram o filme como profundamente misterioso, e ele foi incluído em várias pesquisas da crítica sobre o melhor filme já feito.

Veja abaixo algumas das referências do clipe:

Assista ao clipe abaixo:

Assista à A Cor da Romã:

 

Matérias Relacionadas
Explica

Explica #28 – Sergei Parajanov

O Explica de hoje é dedicado à vida e obra do mais revolucionário diretor armênio de todos os…
Leia mais
Lista de recursos

Lista de recursos: Explica #28 – Sergei Parajanov

Assista ao vídeo original: Explica #28 – Sergei Parajanov Parajanov criança e a…
Leia mais
Cultura

"Louco à solta". Cinco histórias da vida de Sergei Parajanov

Fontes : AIF O mundialmente famoso diretor armênio Sergei Parajanov…
Leia mais

Deixe um comentário