Da RedaçãoTudo

Na Armênia, vereador Gilberto Natalini visitou o memorial do Genocídio Armênio em Erevan

Esteve na Armênia o representante do Partido Verde brasileiro e membro do conselho de cidades irmãs Erevan/São Paulo, o vereador Gilberto Natalini. Ele contou com a companhia do presidente do CNA-Brasil, Kevork Zadikian.

Gilberto Natalini desenvolve ativamente trabalhos prol da Causa Armênia no Brasil, além de defender ainda o direito de autodeterminação de Artsakh. O vereador Paulista chegou à Armênia no dia 5 de janeiro na Armênia, à convite da Federação Revolucionária Armênia – Tashnagtsutiun, Gilberto Natalini permaneceu até o dia 10 na Armênia. 

A visita de Natalini à Armênia foi muito produtiva.  Natalini teve encontro com o prefeito de Erevan, Taron Margaryan. Em entrevista ao Yerkir.am, Natalini registrou que, uma vez que São Paulo e Erevan são cidades irmãs, foi possível concretizar alguns acordos com o prefeito Margaryan. “Tratou-se com o prefeito sobre a cooperação entre as duas cidades. Até mesmo conseguimos concretizar o acordo de que o prefeito de São Paulo visitará Erevan para participar dos 2800 anos da cidade” disse Natalini.

O vereador disse ainda que foram tratados outros diversos assuntos durante encontro com o prefeito, mas que o mais importante foi a aproximação entre Erevan e São Paulo e, por que não, com Artsakh também, não somente através da cultura, como também da política.  Durante a entrevista, Natalini registrou também que teve encontros com outros deputados armênios.

Ele também visitou o memorial do Genocídio Armênio, o Tsitsernagapert e prestou homenagem em memória dos mártires.  “Estou muito emocionado. Eu conheço a história de vocês e agora estou muito emocionado que pude prestar homenagem aos mártires e depositar flores no mausoléu” disse.

Segundo o brasileiro, o que o mais emocionou foi ver que os armênios dão muita importância às suas raizes, ao passado e ao presente. “Vocês dão valor ao passado, preservando os dois lados, o moderno e as raizes. Assim, conseguem manter a história, e estou emocionado com a força de vocês”. Natalini disse que, pelo o que conhece da Comunidade Armênia do Brasil, pode afirmar que na Armênia também há a manutenção a mesma nação pura.  “Vocês são a mesma nação limpa e trabalhadora. Tudo aquilo que eu imaginava, pude perceber e constatar com mais clareza aqui” disse.

Natalini informou também que realizou viagem de 3 dias à Artsakh, de 5 a 7 de janeiro. “Estou muito impressionado com Artsakh. Comemorei o Natal junto aos armênios de lá, estive em Shushi e Gandzasar. Estou feliz e animado depois da minha estadia em Artsakh”. Este fato deve render ao vereador a inclusão de seu nome na “lista negra” com os nomes de Peronas Non Gratas pelo governo ditatorial de Alyiev no Azerbaijão, e que já conta com alguns brasileiros (confira a lista aqui)

Temos trabalhado com afinco para que o genocídio armênio seja reconhecido pelo Brasil. Essa lamentável tragédia aconteceu e precisa ser lembrada e reconhecida oficialmente, para que nunca mais se repita. A viagem foi muito proveitosa, fizemos diversos contatos com as autoridades locais e chegando ao Brasil vamos continuar a nossa luta pelo reconhecimento do genocídio e também efetivar parcerias entre São Paulos e cidades armênias, como Erevan e Stepanakert”, disse Natalini.

É bom lembrar que em 2018, Natalini participará das eleições parlamentares no Brasil.

Obs.: As passagens foram pagas por Natalini e a parte terrestre pelo Conselho Nacional Armênio. A viagem não gerou nenhum custo aos cofres públicos. 

Colaboração: Nairi Zadikian.

 

Veja mais fotos abaixo:

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário