CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.)

O Paregentan (ou Barekendan) é uma festa tradicional armênia semelhante ao carnaval de rua do Brasil, os armênios saem às ruas usando máscaras e fantasias e participam de jogos, apresentações e brincadeiras. Mas, assim como no Brasil, a tradição está intrinsecamente ligada à igreja, não a católica romana, mas sim à Apostólica Armênia.

O Paregentan acontece no último domingo antes da Quaresma, a palavra significa “vida boa” ou “boa vida”, viver alegremente e ser feliz nesses dias antecedentes aos períodos de jejum.

Crianças e adultos fazem bonecos feitos com materiais simples com base em uma cebola. Os bonecos são símbolos de boa sorte e paz durante o evento. São espetadas sete penas de galinha na cebola da base, cada dia de evento que passa uma pena é retirada. No último dia os bonecos são jogados no rio.

Barekendan comemorado na Igreja de São Sahag

Durante o evento há a fartura de alimentos, com abundância de produtos de carne, laticínios e doces. Os festejos do Barekendan, que duram desde a manhã até o fim da noite, são muitas vezes, apesar do rigoroso frio de inverno, realizado nas ruas.

No último dia à noite, eles comem “matsoon” ou “spas” (sopas de coalhada) e ovos cozidos, dizendo: “Nós paramos de comer ovos brancos e começamos com os ovos vermelhos”, significando que o Quaresma era para começar no dia seguinte.

O Paregentan comemora a felicidade humana, que Adão e Eva tinham no Jardim do Éden. Ele também simboliza o direito celeste, segundo o qual a humanidade poderia comer todos os tipos de frutas, exceto o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Barekendan é a manifestação das virtudes da alma, através do qual as pessoas podem transformar o luto em alegria e o tormento em paz.

Nas igrejas orientais (que inclui a Igreja Armênia), os 40 dias da Quaresma são calculados de forma diferente. A Semana Santa, que precede imediatamente a Páscoa e é um período de jejum, não é contado como parte da Quaresma. Quaresma, na tradição armênia, começa seis semanas antes do Domingo de Ramos e dura 42 dias. Se você acrescentar a isso a semana de jejum entre o Domingo de Ramos e de Páscoa, o jejum para os fiéis armênios na verdade é de 49 dias.

*Matéria publicada originalmente em 3 de março de 2012.

Matérias Relacionadas
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário