Home Cultura Você conhece o carnaval armênio?
0

Você conhece o carnaval armênio?

0

(Em 2016 o Parekentan é comemorado no dia 06 de fevereiro.)

O Parekentan (ou Baregendan) é uma festa tradicional armênia semelhante ao carnaval de rua do Brasil, os armênios saem às ruas usando máscaras e fantasias e participam de jogos, apresentações e brincadeiras.

O Barekendan acontece nos dias que antecedem a Quaresma, a palavra significa “vida boa” ou “boa vida”, viver alegremente e ser feliz nesses dias antecedentes aos períodos de jejum.

Crianças e adultos fazem bonecos feitos com materiais simples com base em uma cebola. Os bonecos são símbolos de boa sorte e paz durante o evento. São espetadas sete penas de galinha na cebola da base, cada dia de evento que passa uma pena é retirada. No último dia os bonecos são jogados no rio.

Durante o evento há a fartura de alimentos, com abundância de produtos de carne, laticínios e doces. Os festejos do Barekendan, que duram desde a manhã até o fim da noite, são muitas vezes, apesar do rigoroso frio de inverno, realizado nas ruas.

No último dia à noite, eles comem “matsoon” ou “spas” (sopas de coalhada) e ovos cozidos, dizendo: “Nós paramos de comer ovos brancos e começamos com os ovos vermelhos”, significando que o Quaresma era para começar no dia seguinte.

O Barekendan comemora a felicidade humana, que Adão e Eva tinham no Jardim do Éden. Ele também simboliza o direito celeste, segundo o qual a humanidade poderia comer todos os tipos de frutas, exceto o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Barekendan é a manifestação das virtudes da alma, através do qual as pessoas podem transformar o luto em alegria e o tormento em paz.

Nas igrejas orientais (que inclui a Igreja Armênia), os 40 dias da Quaresma são calculados de forma diferente. A Semana Santa, que precede imediatamente a Páscoa e é um período de jejum, não é contado como parte da Quaresma. Quaresma, na tradição armênia, começa seis semanas antes do Domingo de Ramos e dura 42 dias. Se você acrescentar a isso a semana de jejum entre o Domingo de Ramos e de Páscoa, o jejum para os fiéis armênios na verdade é de 49 dias.

Confira aqui a lista das comemorações da data, até o ano de 2030.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *