Da RedaçãoTudo

Armênios da Argentina protestam diante da Embaixada do Azerbaijão

(Via Diario ARMENIA de Buenos Aires).- Ao entardecer de 5 de abril, a comunidade armênia da Argentina se uniu para levar seu protesto até a Embaixada do Azerbaijão, localizada no bairro de Belgrano e  Buenos Aires. Mais de mil pessoas compareceram para marchar pedindo paz para Artsakh (Nagorno-Karabakh).

1A mais do que nutrida coluna foi encabeçada por ninguém menos do que o arcebispo primaz monsenhor Kissag Mouradian, acompanhado do archimandrita Maghakia Amyrian e todo o cléro armênio, como várias vezes ocorreu na história Armênia.

Ao lado dos eclesiáticos também marcharam altos diretores das instituições e entidades comunitárias, bem como dirigentes e docentes das escolas armênias locais e integrantes de corais, grupos de escoteiros e jovens de todas as organizações, além de um grande número de compatriotas simpatizantes.

Como é habitual, os manifestantes estavam protegidos por um alto número de policiais e oficiais, haja a vista o ódio que é nutrido pelos povos turcos (como azeris e turcos) contra os armênios.

Após o “Pai Nosso” entoado pelo monsenhor Mouradian, junto aos presentes, Guillermo Ferraioli Karamanian fez a leitura de um caloroso discurso:  Sabíamos que este dia podia chegar. Sabíamos que os canhões que cessaram o fogo em 1994 nunca haviam esfriado. Sabíamos que o plano de limpeza étnica dos armênios nunca foi guardado numa gaveta”, com essas palavras Guillermo iniciou seu discurso em nome da comunidade armênia da Argentina

 

Estamos aqui para exigir o reconhecimento do direito de auto-determinação do povo de Artsakh (Nagorno-Karabakh) e o fim dos delitos contra a humanidade cometidos pelo Azerbaijão. ”, continuou Karamanian. “Viemos exigir que Alyiev e Erdogan sejam levado a um Tribunal Internacional para que ajustem suas contas dos crimes contra a humanidade que as tropas azeris, apoiadas por instrutores turcos, começaram a cometer dias atrás, finalizou o jovem.

Representantes da comunidade com o monsenhor a frente avançaram em direção a sede diplomática para entregar uma nota de repudio assinada pelos armênios da Argentina. Também foi entregue uma nota assinada por todas as instituições da coletividade armênia local.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário