Da RedaçãoTudo

Bolívia aprova por unanimidade uma resolução pelo Genocídio Armênio

Via Prensa Armênia.
Tradução: Adriana Nazeli Topalian

palacio del congreso nacional de boliviaQuarta feira  26 de novembro, a Assembleia de Bolívia aprovou por unanimidade uma resolução em solidariedade com as reivindicações do povo armênio e condenando “qualquer política negacionista a respeito do genocídio e os crimes de lesa humanidade sofridos pela nação armênia”.

Em diálogo com Prensa Armênia, a senadora Zonia Guardia Melgar, presidenta em exercício da Câmara de Senadores da Bolívia, explicou que “a declaração saiu por unanimidade tanto na Câmara de Senadores quanto na Câmara de Deputados, com aprovação do Ministério de Relações Exteriores”.

“Oferecemos todo nosso apoio, solidariedade e companheirismo ao povo armênio e também ao povo curdo, porque nossa Constituição Política de Estado, que é a lei das leis, diz não à discriminação, não à violação dos direitos humanos e não ao genocídio”, acrescentou, em referência ao genocídio contra o povo armênio perpetrado pelo Estado turco entre 1915 e 1923.

O texto completo da resolução diz:

“A Assembleia Legislativa Plurinacional de Bolívia  é solidária com o povo armênio na luta pelas suas reivindicações,a preservação dos  direitos humanos, e no estabelecimento da verdade e da justiça.

Declara: seu firme compromisso com os direitos humanos, a verdade e a justiça e sua solidariedade e condena contra toda política negacionista em respeito ao genocídio e os crimes de lesa humanidade sofridos pela nação armênia”.

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário