Home Esportes Atleta paralímpico armênio é destaque no Estadão
0

Atleta paralímpico armênio é destaque no Estadão

0
Mher Avanesyan
Mher Avanesyan

O caderno “Aliás” do jornal O Estado de São Paulo deste domingo, 16 de março, (seção Olhar Estadão – Imagens da Semana) destacou a participação do atleta paralímpico armênio Mher Avanesyanna prova do Slalom do Esqui Alpino, nos Jogos Paraolímpicos de Inverno, que estão sendo disputados em Sochi, na Rússia.

Mher Avanesyan nasceu em 5 de janeiro de 1981 na aldeia Mokhratagh, em Artsakh (Nagorno Karabagh). Além de ser um esquiador duplo amputado ele também é velejador.

Com sete anos, Avanesyan tocou um fio de alta tensão quando brincava de esconde-esconde em uma estação de energia, e perdeu os dois braços. Em 1990 Mher se tornou membro da Associação armênia para Deficientes “Pyunic”.

Mher já participou na disputa da Vela nos Jogos Paraolímpicos de Verão de Atlanta (1996) e Sydney (2000), e na modalidade Esqui Alpino nos jogos de Nagano (1998), Salt Lake City (2002),  Turim (2006) e Vancouver (2010), tornando-se um dos poucos atletas paralímpicos a competir nos jogos de Verão e nos de Inverno.

Por duas vezes, Mher teve suas fotos publicadas na conceituada revista “Sports Illustrated” .

 

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *