EsportesTudo

Seleção Armênia vence mais uma e mantém chances para Brasil 2014

O sonho de a Seleção da Armênia figurar no Brasil na copa 2014 continua vivo. Após um jogo emocionante, com muita garra que compensou os erros técnicos, a seleção venceu a República Checa na tarde dessa sexta feira.

A Armênia caiu em uma chave difícil nas Eliminatórias Europeias pra 2014, no grupo B a grande Itália ameaçava a classificação. Depois de um início com vitória sobre Malta tivemos apenas derrotas contra a Bulgária, Itália, a própria Rep. Checa e na volta com Malta. Mas uma luz de esperança renasceu com a vitória enfática sobre a Dinamarca por 4 a 0 em Junho, e refletiu no resultado do último jogo.

Após perder por 3 a 0 em Yerevan na primeira fase do grupo em Março desse ano, a seleção Armênia reencontrou a República Checa, dessa vez fora de casa. E, com um estádio inteiro torcendo contra, o time se mostrou ainda com vários problemas defensivos e de conexão com o ataque. Porém a garra e as incríveis jogadas do ataque, muitas vezes criadas pela estrela Henrikh Mkhitaryan, superaram as dificuldades que o time checo impunha.

Aos 31 minutos do primeiro tempo Karlen Mkrtchyan chutou de fora da área e fez um golaço em Petr Čech, direto no ângulo. O gol deu esperança, não só no jogo, mas em uma possível classificação.

No segundo tempo a Rep. Checa apertou o jogo, pressionaram bastante no ataque, mas acabavam abrindo buracos na defesa que eram bem aproveitados pelos atacantes armênios. Aos 25 minutos Tomas Rosicky chutou forte, a bola bateu no travessão antes de entrar no gol, jogo empatado.

Com o gol os checos ganharam confiança e aproveitaram as falhas de posicionamento e marcação da zaga armênia. Aos 30 minutos Marcos Pizelli, estrela brasileira naturalizado armênio, entrou no time e a Armênia voltou a criar melhores chances de gol. Porém as chances mais agressivas eram checas, o gol da virada parecia muito próximo, ainda mais quando o juiz apontou 4 minutos de acréscimo.

Armenia's Gevorg Ghazaryan celebrates with his team mate Artur Edigaryan after scoring against Czech Republic during their 2014 World Cup qualifying soccer match in Prague

Mas, de novo, os checos descuidaram da defesa, e em uma bola de contra ataque após um erro de disputa de bola da zaga, Gevorg Ghazaryan entrou na área e, em um rebote do seu próprio chute, mandou a bola de cabeça para o gol demostrando um reflexo incrível. Foi o primeiro gol de Ghazaryan no torneio.

Ao final do jogo Mkhitaryan comentou sobre os que dizem que a Armênia não tem chances de se classificar para a copa 2014: “Essa vitória os silenciou”

A vitória recoloca a Armênia com grandes chances de ficar em segundo lugar e disputara repescagem do torneio. Itália venceu a Bulgária e se isolou na liderança seguida por Bulgária com 10 pontos e Armênia, Dinamarca e República Checa empatados com 9 pontos.

Ainda faltam três rodadas para o fim da primeira fase da Eliminatória, a Armênia enfrentará a Dinamarca na próxima terça (10/09) fora de casa, a Bulgária em Outubro em casa e a Itália fora de casa também em Outubro. Se vencer pelo menos dois jogos existem chances reais da classificação para a repescagem.

Veja os gols de Mkrtchyan e Ghazaryan abaixo:


e a classificação do grupo B:

Fonte: UOL

Fonte: UOL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário