Home Eventos Museu Histórico do Pará terá exposição baseada em tradições da Armênia

Museu Histórico do Pará terá exposição baseada em tradições da Armênia

G1
Ana LuizaA exposição “Culpa de ser / culpa de não ser” da artista paulista Ana Luiza Kalaydjian abre na próxima quinta-feira (29), às 19h, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), em Belém. A mostra será montada na sala Manoel Pastana e a entrada franca.

A mostra é um desdobramento da performance Café por Leitura, que consiste em estabelecer uma estreita comunicação com o outro, uma construção de relacionamentos de intimidades com as pessoas. Esta performance faz parte do projeto ‘É crédito ou débito?’ e foi realizada em novembro de 2010, junho e outubro de 2011 e maio de 2012.

As obras têm como conceito a pintura intitulada “O artista e sua mãe”, do artista armênio Arshile Gork. Nela, Ana Luiza utiliza diversos tipos de linguagens, como xícaras de café transbordando, histórias pessoais relatadas em fones de ouvidos, um vídeo onde a própria artista passa farinha em seu rosto, autorretratos e caixas onde são guardados objetos que trazem memórias e recordações.

“As referências históricas e o confronto com a herança da tradição são um traço presente nas minhas criações. Desde os anos 90 desenvolvo meu trabalho a partir de questões relacionadas às tradições armênias, abordando memórias individuais e expandido-as para memórias coletivas”, explica Ana.

O conjunto de trabalhos propostos para a exposição “Culpa de ser / culpa de não ser” apresenta as várias formas de se afirmar uma identidade, desde o processo de construção dos trabalhos até as ações da artista para reunir histórias e, segundo ela, fornece o material necessário para um olhar particular na procura do “eu” ou de “si mesmo”. Esta é a segunda vez que Ana Kalaydjian expõe em Belém. A exposição já foi vista em São Paulo e Curitiba.

Abertura da exposição “Culpa de ser / culpa de não ser”, da artista Ana Kalaydjian, ocorre na próxima quinta-feira (29), às 19h, na Sala Manoel Pastana do Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), localizado no Palácio Lauro Sodré, na Praça D. Pedro II, s/n – Cidade Velha. Entrada franca. Informações: (91) 4009-9812 / 9331.

Deixe um comentário