Home Da Redação Primeira Zona de Livre Comércio tecnológico da Armênia começa a operar em agosto

Primeira Zona de Livre Comércio tecnológico da Armênia começa a operar em agosto

0
0

Com informações de fontes combinadas –

A primeira zona de livre comércio na Armênia vai entrar em operação a partir de 1° de agosto, segundo anunciou o ministro da Economia armênio Vahram Avanesyan, em coletiva de imprensa realizada em seu gabinete na quinta-feira. 

nnbnvInicialmente as empresas que participarão da bloco vão operar em “joint venture” (empreendimento conjunto) junto ao Centro de Robótica Mars e ao Instituto de Pesquisa Matemática e de Automação de Yerevan, totalizando uma área disponível para parcerias de aproximadamente 110.000 metros quadrados. 

Trata-se de uma parceria público-privada com a empresa de tecnologia russa Sitronix e envolve o abatimento de uma divida junto ao Banco Central Russo de aproximadamente 100 milhões de dólares. 

Existem protocolos de intenção já assinados com empresas britânicas, iranianas, estadunidenses e indianas. Todas essas companhias tem expertise na área de alta tecnologia. A Sitronix opera no setor de telecomunicações , microeletrônica, T.I. ( tecnologia da informação). Analistas consideram a empresa uma das blue-chips, ou seja, uma empresa que tem suas ações extremamente valorizadas e que vem tendo seus papéis negociada pela Bolsa de Valores de Londres desde 2007. 

A presença de empresas desse setor na Armênia vem complementar uma estratégia que foi definida já em governos anteriores. A busca de posicionar a Armênia como uma plataforma tecnológica especialmente no setor de softwares e de serviços na área de T.I.  Um dos exemplos mais importantes dessa meta é o Tumo Center (www.tumo.org) uma iniciativa da Fundação Simonian para o desenvolvimento de tecnologia e de economia criativa baseada no mundo da computação.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *