Fontes combinadas –
A Rússia, junto com a Armênia e mais seis ex Repúblicas Soviéticas da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) assinaram na terça feira (18) um acordo para a criação de uma zona de livre comércio entre si. Além de Armênia, Rússia e Ucrânia, a nova zona de livre comércio inclui Bielo-Rússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão e Tajiquistão, e entra em vigor em 1º de janeiro de 2012.
“A criação desta zona não contradiz as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, em entrevista coletiva após a assinatura do acordo pelos chefes de governo dos oito países envolvidos.
A ratificação da assinatura ocorreu depois que a União Europeia (UE) adiou uma reunião com o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, após ele ter rechaçado a pressão de capitais ocidentais para que a justiça do país libertasse a ex-primeira-ministra, Yulia Tymoshenko, acusada de fraude.
Os participantes do encontro estão convictos de que o Tratado sobre o comércio livre vai abrir novas oportunidades para a evolução da cooperação dentro da CEI. ”Estamos interessados em todos os projetos de integração”, ressaltou o chefe do governo da Armênia, Tigran Sarkissian.
De acordo com o novo Tratado, os países-membros da CEI abrem um ao outro os seus mercados, retiram barreiras e restrições para o comércio, anulam taxas de exportação e de importação para categorias inteiras de mercadorias.
O primeiro ministro da Ucrânia Nikolai Azarov afirmou que as vantagens econômicas, proporcionadas pelo novo tratado, são evidentes.
Vale ressaltar que o Azerbaijão, outro país da CEI, não fará parte do bloco. A Armênia está em conflito com o Azerbaijão pela região de Artsakh (Nagorno-Karabakh) desde o fim da União Soviética. A Região, históricamente Armênia, foi Anexada Por Joseph Stalin ao Azerbaijão em 1921.
Leia mais aqui!
Simpósio em Washington discutirá Artsakh
Uruguai pode ser o 1° país a reconhecer Artsakh (Nagorno Karabakh)
20 anos de Independência de Artsakh (Nagorno Karabakh)
Cimeira sobre Artsakh (Nagorno Karabakha) termina sem acordo
G8 faz declaração conjunta sobre Artsakh (Nagorno Karabakh)