Da Redação

Armênia, Rússia e mais seis países da CEI criam Tratado de Livre Comércio

Fontes combinadas –

A Rússia, junto com a Armênia e mais seis ex Repúblicas Soviéticas da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) assinaram na terça feira (18) um acordo para a criação de uma zona de livre comércio entre si. Além de Armênia, Rússia e Ucrânia, a nova zona de livre comércio inclui Bielo-Rússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão e Tajiquistão, e entra em vigor em 1º de janeiro de 2012.

“A criação desta zona não contradiz as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC)”, afirmou o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, em entrevista coletiva após a assinatura do acordo pelos chefes de governo dos oito países envolvidos.

A ratificação da assinatura ocorreu depois que a União Europeia (UE) adiou uma reunião com o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, após ele ter rechaçado a pressão de capitais ocidentais para que a justiça do país libertasse a ex-primeira-ministra, Yulia Tymoshenko, acusada de fraude.

Os participantes do encontro estão convictos de que o Tratado sobre o comércio livre vai abrir novas oportunidades para a evolução da cooperação dentro da CEI. ”Estamos interessados em todos os projetos de integração”, ressaltou o chefe do governo da Armênia, Tigran Sarkissian.

De acordo com o novo Tratado, os países-membros da CEI abrem um ao outro os seus mercados, retiram barreiras e restrições para o comércio, anulam taxas de exportação e de importação para categorias inteiras de mercadorias.

O primeiro ministro da Ucrânia Nikolai Azarov afirmou que as vantagens econômicas, proporcionadas pelo novo tratado, são evidentes.

Vale ressaltar que o Azerbaijão, outro país da CEI, não fará parte do bloco. A Armênia está em conflito com o Azerbaijão pela região de Artsakh (Nagorno-Karabakh) desde o fim da União Soviética. A Região, históricamente Armênia, foi Anexada Por Joseph Stalin ao Azerbaijão em 1921.

 

Leia mais aqui!

 

Simpósio em Washington discutirá Artsakh

Uruguai pode ser o 1° país a reconhecer Artsakh (Nagorno Karabakh)

20 anos de Independência de Artsakh (Nagorno Karabakh)

Cimeira sobre Artsakh (Nagorno Karabakha) termina sem acordo

 Erdogan chama MINSK de inútil 

G8 faz declaração conjunta sobre Artsakh (Nagorno Karabakh)  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário