Genocídio ArmênioTudo

Uruguai pode reconhecer República de Nagorno-Karabakh

Via Asbarez:

Montevidéu: Em um anúncio sem precedentes nesta sexta-feira, o Ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, disse que seu governo iniciou o processo de reconhecer oficialmente o status de Nagorno-Karabakh.

“Hoje, estamos  investigando a questão [Nagorno-Karabakh] para apresentar uma posição governamental oficial sobre o problema”, disse Almagro. “Eu estou pessoalmente convencido que Nagorno-Karabakh é parte da Armênia histórica e deve ser independente e em curto-prazo, unificada à Armênia. Este é a única resolução possível para a questão em Artsakh.”

Almagro falou numa conferência na capital uruguaia organizado pelo Conselho Nacional Armênio da América do Sul e um grupo parlamentar Armênia-Uruguai, marcando o 20º aniversário da independência da Armênia e ressaltando as relações armênio-uruguaias.

O líder no parlamento da Federação Revolucionária Armênia, Vahan Hovannesian, recebeu com entusiasmo o anúncio de Almagro, chamando o fato de “inédito”:

“Pela primeira vez, um país progressista e democrático como o Uruguai expressa uma posição oficial, com reflexos nas forças políticas vigentes”, disse Hovannisian, ressaltando que este processo levará algum tempo.

 

Da redação: o Uruguai foi o primeiro país do mundo a reconhecer oficialmente o Genocídio Armênio, em 1965.

Matérias Relacionadas
Da Redação

Armênia abre inscrições para programas de integração e intercâmbio

A República da Armênia renova duas das iniciativas para estreitar laços com sua diáspora. O…
Leia mais
Cultura

Pesquisadores desvendam o mistério das "Pedras-Dragão" de 6.000 anos da Armênia

Arqueólogos armênios e internacionais apresentaram novas evidências de que os misteriosos…
Leia mais
Cultura

Degustando história no Museu Interativo do Vinho da Armênia

A apenas 30 quilômetros de Yerevan, na pequena aldeia de Sasunik, erguem-se orgulhosas estruturas…
Leia mais

Deixe um comentário