Home Genocídio Armênio Terminou em Buenos Aires o Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores do Genocídio Armênio.

Terminou em Buenos Aires o Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores do Genocídio Armênio.

1

Aconteceu no último sábado, 23/07, na sede da Fundação Luisa Hairabedian, em Buenos Aires, o Encontro Internacional de Jovens Pesquisadores do Genocídio Armênio, organizado pelo Centro Latinoamericano de Estudos sobre Genocídio e Direitos Humanos.

Pesquisadores de cinco países diferentes estiveram presentes no evento, dentre eles Ugur Ümit Üngör (Holanda) e Aleks Alaettin Carikci (Turquia). Prof. Dr. Üngör apresentou as conclusões de seu livro “Confiscation and destruction: the Young Turk seizure of Armenian property” (Confiscação e destruição: o confisco das propriedades armênias pelos Jovens Turcos). Nesta obra, o autor demonstra com bases em documentos arquivísticos turcos, a sistemática expropriação de armênios em prol da população e do Estado turco, incluindo grandes fazendas de algodão, frutas e produções de cobre e seda.

Prof. Carikci, por sua vez, proferiu uma palestra sobre como um romance recém-publicado sobre o genocídio dos armênios está mudando a visão da sociedade turca sobre o fato. O acadêmico também ressaltou como a morte de Hrant Dink e as manifestações decorrentes do assassinato do jornalista mudaram o panorama das discussões sobre democracia e liberdade de expressão na Turquia.

Alexis Papazian e María Florencia Di Matteo (CLEGDH) apresentaram uma pesquisa sobre a memória do genocídio na coletividade armênia da Argentina, enquanto Sevane Garibian (Université de Genève/Universidad de Buenos Aires) expôs os argumentos da justiça argentina para reconhecer o genocídio no contexto do Direito a Justiça, Verdade e Reparação Integral.

 

 

Comment(1)

  1. Getsé Heitor Loureiro (ian)… nosso representante lá, nosso aghper acima de tudo. Parabéns pela matéria e pela presença no encontro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *