Home Da Redação Lendário cantor armênio Paul Baghdadlian morre em Los Angeles

Lendário cantor armênio Paul Baghdadlian morre em Los Angeles

4

O Lendário cantor armênio Paul Baghdadlian morreu dia 26 de junho de 2011, no Hospital Adventista em Glendale (Los Angeles) após uma longa doença, conforme informou o site Asbarez.com, na época do ocorrido. 

Paul Baghdadlian

Nascido no ano de 1953 em Alepo, na Síria, Paul Baghdadlian começou sua carreira em meados de 1974 em Burdj-Hamud, Beirute (Líbano), viveu certo tempo em Bagdad e em 1977 mudou-se para Los Angeles ampliando seu alcance musical para a Europa e além. 

Paul Baghdadlian é considerado em todo o mundo como um dos cantores armênios mais populares se não o mais popular. Com a capacidade vocal maciça é considerado uma lenda no mundo da música armênia. Ele teve centenas de hits que chegaram ao número 1 das paradas e chegou a realizar mais de 50 concertos por ano. 

Baghdadlian é conhecido como o Rei de canções de amor por seus fãs. Ele escreveu e produziu centenas de canções de sucesso, principalmente baladas de amor que cativaram os corações armênios em todo o mundo. 

A página do Facebook de Baghdadlian foi inundada com mensagens de condolências. “Você sempre estará por perto em nossas casas e nossos corações … Você é insubstituível!”, Escreveu um fã. “Paul, eu cresci ouvindo suas baladas bonitas, novas e emocionantes canções “, escreveu outro. 

Em uma entrevista em Beirute no ano passado, Baghdadlian disse que um de seus momentos mais felizes foi quando ouviu que duas pessoas Armênias tinham se casado após se conhecerem em um de seus concertos. 

“É com a consciência limpa que eu lhe digo agora que eu amo e adoro a Armênia, a minha pátria, ainda mais do que alguém que nasceu e viveu lá”, disse ele em outra ocasião. Baghdadlian costumava concluir seus concertos com a canção “Hayortik”, que convida os armênios não esquecer a sua língua materna. 

Em suas performances, ele muitas vezes repetia: “O amor a sua nação, sua pátria, o amor, o amor ao vermelho, ao azul e ao laranja [a bandeira tricolor Armênia].”

Ouça aqui a música Hay Vortig :

 

 

Armen Kevork Pamboukdjian Editor-chefe e redator do Estação Armênia. Nascido na capital Paulista, é formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, em skate pela faculdade das ruas e em causa armênia pela universidade da luta e resistência.

Comment(4)

  1. Envio esta menssagen em nome de Joseph Halabian ouvinte da radio trianon e do programa Armênia viva,
    eu como amiga as considero muito por isso meus pesames para o cantor Paul
    costumo ouvir as musicas armenias. Paz para a alma do falecido
    da ouvinte brasileira, Lupercia

  2. É uma perda muito grande para a difusao da cultura armenia através da música.
    Aprendi a gostar de sua musica ouvindo-o durante a minha juventude,!
    Vai fazer falta!

  3. Iskuhi iev Armen
    Parilouis iev Parevnerãs:

    … Hahahutiun iev Lavutiun,

    … Nah iev aratch guzem chnoravorel, mezarel radioi programã Jamatrutiunã Armenia Vivai haidakirã, vor giraguie guiraguí hadjelí iev ãskantchelí gãlah, manavant ãskispã:(patzumã-aberturan ierkin)vor guzeí ãsel ait papuk ãskatzumã sãrdis nman vor gskam ierp ierkã lãsemne!

    … Himá ais varguianis guzem sãrdis nman ãskatzumãs(vor garelí tché megã hasgná)haidarel, chnoravorel haigagan ashharhí hai ierkitchnerun, ierp ierkerã lãsemné, paitz, masnavorabes ierp aratchin ankam lãsetssíne tsainã(ierkelun gerbã) ierkitchin Paul Baghdadlianin vohormatdz!
    … Ir tzainã votch mi miain hãntchés haiotz lerneren, paitz gã hãntché havidean asharhí lerneren!
    … Paul:(Boghosik), intch ãsem! Asduzoh gamkã toh ãlah!; hokit Lusavoré Iev ãsdanás arjaní hankãsdutiunã.

    Garabet(Garbis)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *