Home Da Redação Luciana Brito Galeria realiza exposição em homenagem ao fotógrafo Gaspar Gasparian

Luciana Brito Galeria realiza exposição em homenagem ao fotógrafo Gaspar Gasparian

GasparianEm novembro passado, Luciana Brito Galeria inaugurou a exposição “Gaspar Gasparian, Fotografias”, em homenagem ao fotógrafo que era descendente de armênios (1899 – 1966).

O fotógrafo teve papel fundamental para estabelecer a fotografia como uma arte autônoma e ajudou a impulsionar a fotografia moderna no Brasil. Foi um dos pioneiros do movimento pictorialista no país, que buscava aproximar a fotografia da pintura, conferindo caráter artístico à atividade. Era considerado um dos fundadores da “escola paulista da fotografia”, junto a colegas como Geraldo de Barros, Eduardo Salvatore, Ademar Manarini, German Lorca e Thomaz Farkas.

A exposição que conta com das 45 imagens em branco e preto (36 vintages), datadas dos anos entre 1940 e 1960, além de documentos, registros históricos e equipamentos originais da época, fica em cartaz entre 24 de novembro e 2 de fevereiro de 2013 com entrada franca.

Serviço:
Luciana Brito Galeria –
R. Gomes de Carvalho 842, Itaim Bibi, São Paulo.
Tel: 11 3842 0634

[Nota da Redação]: Parte do trabalho do fotógrafo está reunida no livro “Gaspar Gasparian: um fotógrafo“, lançado da Imprensa Oficial em parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo,em outubro de 2010.

Abaixo assista ao depoimento de Gaspar Gasparian Filho sobre o pai fotógrafo:

Visite o site do artista: www.gaspargasparian.com

 

Deixe um comentário