Home Da Redação Segundo pesquisa, armênios figuram entre os povos mais deprimidos do mundo
2

Segundo pesquisa, armênios figuram entre os povos mais deprimidos do mundo

0
2

Via Armenews.com

Foto de Norair Chahinian
Segundo pesquisa, sorrisos como o do sr. Panos (armênio de Vakifli) estão cada vez mais raros do outro lado da fronteira. Foto de Norair Chahinian

Os armênios são um dos povos menos felizes do planeta, segundo uma sondagem divulgada essa semana pela AFP. Eles estão na penúltima posição (146º), logo à frente dos habitantes de Singapura, a próspera cidade-estado do sudeste asiático. Os outros habitantes do sul do Cáucaso não estão muito melhores: a Geórgia ocupa o 145º lugar e o Azerbaijão o 138º;

A pesquisa, destinada a estimar o estado mental da população adulta, colocava cinco questões muito simples como “você sorriu ou riu ontem?”; “você foi tratado com respeito ontem?”; ou ainda “você aprendeu ou fez alguma coisa de interessante ontem?”

A sondagem interrogou ao menos mil adultos em cada país. No topo da lista, figuram países como Panamá, Paraguai e El Salvador. Oito dos dez primeiros países se encontram na América Latina, fazendo dos habitantes desta região “os mais positivos do planeta”, de acordo com os pesquisadores.

Singapura, que aparecem como uma das cinco nações mais ricas em termos de Produto Interno Bruto por habitante, chegou ao último lugar mesmo com 46% dos entrevistados somente tendo respondido “sim” às cinco questões. Mas o boom econômico no país não beneficiou a todos, criando desigualdades entre um número crescente de milionários e empregados de base confrontados a uma bolha imobiliária e ao alto custo de vida. Realidade semelhante com a dos países do sul do Cáucaso…

O Canadá está em 11º, Bélgica 26º e França em 51º. A Suíça não é mencionada.

Comment(2)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *