Cultura

Sapato de couro mais antigo do mundo é encontrado na Armênia

Old ShoeUm grupo formado por cientistas internacionais da Universidade irlandesa de Cork anunciou a descoberta do sapato de couro mais antigo do mundo, fato constatado após minuciosas pericias.

O sapato, na verdade apenas o pé direito, foi encontrado em uma caverna na Armênia e segundo as estimativas, tem cerca de 5.500 anos. O objeto foi encontrado recheado de grama, mas não se sabe se ela foi inserida para manter o próprio formato ou se para conservar os pés aquecidos.
 

“Ele jamais será confundido com um sapato moderno, mas o calçado preservado era feito de uma peça única de couro, amarrado na frente e atrás, informaram os pesquisadores para a publicação científica online PLoS One. 

Segundo o arqueólogo Ron Pinhasi, que chefiou a equipe de pesquisadores, “É uma grande sorte”.

Armenia Museum“Nós normalmente só encontramos vasos quebrados, mas temos muito pouca informação sobre a atividade cotidiana de povos antigos, concluiu Pinhasi.

Os pesquisadores disseram que o chão da caverna estava coberto com uma grossa camada de estrume de ovelha, fato que ajudou a preservar o objeto que agora encontra-se no Museu de História da Armênia, em Yerevan, considerado um dos principais do museus do país.

Anteriormente, o calçado mais antigo do mundo que se tinha notícia pertencia ao famoso  Otzi, o “Homem do Gelo” datado de 5.375 a 5.128 que havia sido encontrado sob o gelo dos Alpes e está mantido atualmente em preservação na Itália.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Esportes

Seleção Armênia estreia com vitória na Liga das Nações B

Armênia luta por uma vaga na primeira divisão europeia. No último sábado, 04 de junho, a…
Leia mais

Deixe um comentário