Por Krikor Amirzayan, via Armenews.com
Para novas informações sobre o caso, clique aqui.
As 19h da sexta-feira, dia 30 de novembro, horário local em Brazzaville, capital da República do Congo durante a aproximação para a aterrissagem no aeroporto de Maya Maya, a uma altura de 500 metros, caiu um avião do tipo Ilioutchine-76 da Air Service, companhia armênia de transporte aéreo de carga.
O avião armênio teria sido atingido por um raio durante a fase de aterrissagem. Cinco dos sete membros da tripulação eram cidadãos armênios. Além disso, o avião que saiu da rota caiu sobre um bairro habitado, próximo ao aeroporto, tendo causado a morte de cerca de 30 moradores nesse desastre aéreo.
Imediatamente, o presidente armênio Serge Sarkissian enviou através de seu colega congolês uma mensagem de pesar aos familiares das vítimas.
O ministério armênio de Relações Exteriores publicou a lista dos cidadãos armênios vitimados na catástrofe. São eles: o comandante da aeronave Varaztad Balasanian (63 anos) e os membros da tripulação Ara Tovmassian, Tatevos Hovhannessian, Antranig Kevorkian e Edgar Avedian.