Da RedaçãoTudo

Embaixador azerbaijano tenta chantagear prefeitura da Cidade do México

Fonte: Los Angeles Times e Asbarez –  

A estátua de Haydar Aliyev, ex-governante azerbaijano e pai do atual presidente do país, erguida em um parque da Cidade do México continua a gerar grandes problemas (leia mais sobre o caso, clique aqui).

A comissão especialmente nomeada pela prefeitura para investigar a origem do projeto, dos recursos e da execução da obra, recomendou a retirada imediata da estátua do antigo ditador azerbaijano.

Além dos recursos financeiros, por volta de U$ 10 milhões, terem sido drenados de forma irregular através da Embaixada do Azerbaijão, a comissão em seu relatório aponta que Aliyev é notoriamente reconhecido na história como um dos mais violentos ditadores e que violou inúmeras vezes os direitos humanos no seu país.

Diante desse parecer o diplomata azerbaijano Ilgar Mukhtarov, afirmou ao jornal mexicano La Razon que seu país vai romper relações diplomáticas com o México e cancelar investimentos da ordem de U$ 4 bilhões direcionados na maior parte para a indústria petrolífera.

O prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, disse para o Los Angeles Times,  que vai estudar as recomendações da comissão e que acredita ser uma das situações mais embaraçosas que o governo da capital já se envolveu.

Ao perceber que a proposta da retirada da estatua ganhava mais adeptos o embaixador azerbaijano passou para um tom conciliador buscando negociar de forma amigável toda a situação criada.

As investigações oficiais apontam que a diplomacia azerbaijana corrompeu funcionários do alto escalão da prefeitura da capital mexicana para conseguir instalar a estatua, segundo os editorias de grandes jornais mexicanos.

A opinião pública vem se manifestando por e-mails para os grandes órgãos de imprensa denunciando que essa é a ponta de um iceberg que envolve mais escândalos na administração municipal. 

Matérias Relacionadas
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais
Da Redação

Azerbaijão inicia ofensiva militar em grande escala contra a Armênia na região de Sotk

Fontes : Diario Armenia O Exército do Azerbaijão iniciou uma ofensiva…
Leia mais

Deixe um comentário