Esportes

Penalti duvidoso ajuda Itália vencer a Armênia pelas eliminatórias

Nesta sexta (12) Armênia e Itália entraram em campo no recém reformado estádio Hrazdan ( Yerevan) em jogo válido pela terceira rodada do grupo B das eliminatórias européias da copa do mundo 2014.

Apesar do desfalque do brasileiro naturalizado armênio Marcos Pizzelli – expulso na partida anterior contra a Bulgária – e da conhecida força e tradição da Azzurra, a expectativa da torcida armênia era a melhor possível.

Estaria em campo um dos melhores jogadores da temporada atual na Europa, segundo a UEFA. A escalação do Henrik Mkhitaryan que agora acumula 16 gols na temporada (entre a seleção e o Shaktar), além de boas atuações, deixava todos os armênios no mínimo na esperança de um empate para se manter numa posição cômoda na classificação.

O jogo –

A partida começou e logo aos 5 minutos a Itália perdeu a chance de abrir o placar, em cobrança de falta de Pirlo que Berezovski espalmou para escanteio. Essa pressão era uma mostra do que viria pela frente.

Aos 9 minutos, após cruzamento o atacante Montovilo pega de letra, o goleiro armênio Berezovski defende. No rebote o italiano chuta em cima do zagueiro Mikoyan. O árbitro da partida, o croata Strahonja, marca pênalti duvidoso e de quebra mostra cartão amarelo para o zagueiro armênio.

Claramente o jogador armênio está com o braço colado ao corpo e praticamente de costas quando a bola toca nele. Os jogadores armênios reclamam muito com o juiz que mantém a marcação.

Na cobrança, Pirlo, com muita categoria, bate no canto direito de Berezovski, que cai pro outro lado: Itália 1 a 0 no comecinho da partida.

Logo após o gol, Berezovski tentou sair jogando e quase entregou o segundo gol. A seleção da Armênia estava nítidamente nervosa em campo, porém logo conseguiu equilibrar a partida.

Aos 27 minutos, depois de uma dividida estranha na intermediária italiana, Mkhitaryan avança e chuta cruzado para empatar, sem chances para o goleiro Bufon: 1 a 1.

A tônica do restante da primeira etapa foi a Itália arriscando nas bolas paradas e nas bobeadas constantes dos inocentes defensores armênios. A Armênia, em contra partida, arriscava chutes de fora da área.

Segundo tempo –

Na segunda etapa a Armênia começa melhor e toma a inicativa do jogo levantado o torcedor no estádio Hrazdan. Aos 11’ o goleiro Bufon faz providencial defesa no chute de Manoyan, e aos 13 minutos em conclusão de Ozbilis.

Aos 18’, após bola trabalhada fora da área, Pirlo cruza de primeira, na medida para de Rossi restabelecer de cabeça a vantagem para a Itália: 2 a 1.

Assim que readquiriu a vantagem, a seleção italiana passa a administrar o jogo tocando bola no ataque. Ambas as equipes realizam substituições: pela Armênia Yedigaryan deixou o campo para a entrada de Manucharyan. A Itália coloca Giaccherini no lugar de Pirlo.

Aos 29 minutos por pouco a Armênia não consegue o empate. Bonucci perde a bola na grande área, Movsisyan recebe cruzamento rasteiro, mas finaliza por cima.

O técnico armênio Vardan Minasyan faz mais uma aletração, colocando Sarkisov no lugar de Manoyan. A torcida armênia começa a ficar ansiosa e apreensiva com o resultado.

E aos 36 minutos, em cobrança de falta De Rossi levanta na medida para Osvaldo, que cabeceia com estilo para a rede e acaba com as esperanças da torcida do time da casa que agora ocupa a 4ª colocação em seu grupo.

A Armênia volta a campo pelas eliminatórias em 26 de março de 2013, quando enfrenta a República Checa.

Assista abaixo os gols da partida:

Análise –

A seleção da Armênia precisa melhorar bastante apesar de ter bom time do meio campo pra frente, porém os zagueiros precisam melhorar muito, aprender a dar chutão pra cima quando necessário e fazer faltas nas horas certas para não deixar o goleiro Berezovski resolver sozinho.

A situação se complicou para a Armênia, pois apenas os primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para a Copa do Mundo. Os oito melhores segundos colocados dos 13 grupos também garantem vaga para a copa que será disputada no Brasil em 2014. 

CLASSIFICAÇÃO

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

1

Itália

7

3

2

1

0

7

3

4

2

Bulgária

5

3

1

2

0

4

3

1

3

República Tcheca

4

2

1

1

0

3

1

2

4

Armênia

3

3

1

0

2

2

4

-2

5

Dinamarca

2

2

0

2

0

1

1

0

6

Malta

0

3

0

0

3

1

6

-5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário