Da Redação

AMADEE-24: Marte aterrissa na Armênia

O Fórum Espacial Austríaco, em cooperação com a Agência Espacial Armênia, realizou uma simulação análoga de Marte, AMADEE-24, na Armênia em março deste ano.

Seis astronautas análogos – duas mulheres, quatro homens da Áustria, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha – trabalharam em isolamento de 12 de março a 5 de abril de 2024 para preparar futuras missões astronáuticas a Marte. Mais de 200 cientistas de 26 países estão envolvidos nesse empreendimento internacional.

Os astronautas análogos viveram e trabalharam em um habitat especialmente projetado para eles. Só saiam do habitat usando o protótipo de traje de Marte do OeWF. Durante a missão, a comunicação com o Centro de Suporte de Missão em Viena, Áustria, só era possível com um atraso de 10 minutos para simular a distância da Terra a Marte. Conduzindo experimentos nas áreas de fatores humanos, robótica e geologia, os astronautas análogos usaram um drone e veículos robóticos – chamados de rovers – para explorar e mapear seu ambiente, coletar amostras de solo e transportar cargas pesadas.

O local, com cerca de 1100 m de altitude, está situado próximo a uma represa na província armênia de Ararat, a mais de 50 km da fronteira tripla Irã-Turquia-Azerbaijão, que segue o curso do rio Aras.

Anika Mehlis, comandante da tripulação de astronautas análogos: “Tivemos uma agenda apertada para a missão AMADEE-24 que incluiu 15 experimentos de geologia, engenharia, robótica e psicologia, além de várias atividades fora do habitat usando nosso simulador avançado de traje espacial. Assim que as condições climáticas desfavoráveis ​​passaram, conseguimos requalificar a estação de maneira muito intensa e acelerada.”

O Fórum Espacial Austríaco transmitiu a última hora antes do início da missão ao vivo do local de teste na Armênia e do Centro de Suporte de Missão em Viena, Áustria. Cientistas e membros da missão esclareceram os objetivos e propósitos da pesquisa análoga e as características especiais do AMADEE-24.

Simular atividades de superfície humano-robóticas em Marte em análogos terrestres é uma ferramenta eficiente para desenvolver arquiteturas de missão de exploração. Elas facilitam a compreensão das vantagens e limitações de futuras missões humanas planetárias, tornando-se um valor agregado para o desenvolvimento de operações científicas remotas, ajudando a entender as restrições e oportunidades da tecnologia e dos fluxos de trabalho.

Gernot Grömer, diretor do Fórum Espacial Austríaco: “Intenso. Exigente. Complexo: Esta foi a missão mais desafiadora do Fórum Espacial Austríaco até agora. Nossas equipes internacionais no Centro de Suporte de Missão em Viena, Áustria, tiveram que reagendar e priorizar um plano de missão já complexo em estreita cooperação com os cientistas envolvidos internacionalmente, levando em consideração muitas dependências das operações simuladas de voo espacial. Graças a uma excelente equipe de controle de voo e a uma formidável atitude de ‘pode ser feito’ das equipes de campo, a maioria dos experimentos foi conduzida com sucesso e os cientistas receberam dados de teste que agora estão sendo analisados ​​para uma publicação posterior em artigos revisados ​​por pares.”

O local de teste na província de Ararat foi selecionado por sua similaridade geológica e topográfica com Marte. A missão AMADEE-24 apresenta uma excelente oportunidade para:

  • Estudar o comportamento do equipamento envolvendo o uso simultâneo de instrumentos com a opção de humanos no circuito (via dois simuladores de traje espacial de alta fidelidade, sistema portátil)
  • O desenvolvimento de plataformas para testar técnicas de detecção de vida ou geociências, ferramentas de suporte robótico para missões humanas e conceitos para alta consciência situacional de equipes de suporte remoto.
  • Estudar o análogo como uma região modelo para suas contrapartes marcianas.
  • Servir como um catalisador para aumentar a visibilidade das ciências planetárias e da exploração humana.
  • Evoluir o know-how de gerenciamento de missões humanas para Marte, implantando um modelo realista para um Centro de Suporte de Missão – ações dos astronautas e a estrutura de tomada de decisão abrangente.

Leia abaixo o Relatório Final da Missão da Simulação de Marte AMADEE-24, 05Mar-05Abr 2024, Armênia (Em inglês):

A24_MissionReport_V2_2_RELEASE
Fontes :
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário