Na tarde deste domingo (09), a equipe da Armênia conquistou a medalha de outro nas Olimpiadas de xadrez 2012, realizada em Istambul (Turquia).
A equipe da Armênia composta por Levon Aronian, Sergei Movsesian, Vladimir Akopian, Gabriel Sargissian e Tigran Petrosian sagrou se campeã ao vencer a Hungria na última rodada da categoria Blitz, dessa que é a 40ª edição dos jogos.
Por (dupla) ironia do destino a Armênia encarou a Hungria no decisivo jogo. Ironia, pois o Governo da Hungria tem sido alvo de protesto da comunidade internacional e dos armênios no mundo todo. Nos últimos dias do mês de agosto passado, o governo húngaro extraditou o azeri que assassinou um oficial armênio durante treinamentos da OTAN em 2004, na cidade de Budapeste.
Devido a isso e aliado ao fato de os jogos terem sido disputados na Turquia (país que perpetrou o genocídio do povo armênio a partir de 1915 e nega o fato até hoje) a vitória teve um sabor mais do que especial.
A equipe da Rússia venceu a Alemanha e terminou com o mesmo número de pontos da Armênia, mas no desempate os resultados do tiebreak era piores ficando assim com a medalha de prata. Em terceiro lugar ficou a equipe da Ucrânia (medalha de bronze), que venceu a China na última rodada.
Este é o terceiro título olímpico da Armênia, depois de ganhar o ouro em 2006 e 2008. A Armênia que sempre foi uma potencial mundial no Xadrez, instituiu o ensino do esporte nas escolas em maio de 2011.
A volta dos enxadristas à Armênia está programada para a próxima segunda-feira, às 20h00 (13h00 de Brasília), no aeroporto de Zvartnots em Yerevan. A população da capital está programando uma recepção digna aos campeões.
**A reportagem do Portal Estação Armênia está aguardando o retorno do paulistano (G.M) Krikor Sevag Mekhitarian que participou das Olimpíadas pela equipe do Brasil e que contará um pouco mais sobre o evento.