EsportesGenocídio Armênio

Equipe Armênia sagra-se campeã das Olimpiadas de Xadrez em Istambul (Turquia)

Via Armsport.am –

Na tarde deste domingo (09), a equipe da Armênia conquistou a medalha de outro nas Olimpiadas de xadrez 2012,  realizada em Istambul (Turquia).

A equipe da Armênia composta por Levon Aronian, Sergei Movsesian, Vladimir Akopian, Gabriel Sargissian e Tigran Petrosian  sagrou se campeã ao vencer a Hungria na última rodada da categoria Blitz, dessa que é a 40ª edição dos jogos.

Por (dupla) ironia do destino a Armênia encarou a Hungria no decisivo jogo. Ironia, pois o Governo da Hungria tem sido alvo de protesto da comunidade internacional e dos armênios no mundo todo. Nos últimos dias do mês de agosto passado, o governo húngaro extraditou o azeri que assassinou um oficial armênio durante treinamentos da OTAN em 2004, na cidade de Budapeste.

Devido a isso e aliado ao fato de os jogos terem sido disputados na Turquia (país que perpetrou o genocídio do povo armênio a partir de 1915 e nega o fato até hoje) a vitória teve um sabor mais do que especial.

A equipe da Rússia venceu a Alemanha e terminou com o mesmo número de pontos da Armênia, mas no desempate os resultados do tiebreak era piores ficando assim com a medalha de prata. Em terceiro lugar ficou a equipe da Ucrânia (medalha de bronze), que venceu a China na última rodada.

Este é o terceiro título olímpico da Armênia, depois de ganhar o ouro em 2006 e 2008. A Armênia que sempre foi uma potencial mundial no Xadrez, instituiu o ensino do esporte nas escolas em maio de 2011.

A volta dos enxadristas à Armênia está programada para a próxima segunda-feira, às 20h00 (13h00 de Brasília), no aeroporto de Zvartnots em Yerevan. A população da capital está programando uma recepção digna aos campeões.

**A reportagem do Portal Estação Armênia está aguardando o retorno do paulistano (G.M) Krikor Sevag Mekhitarian que participou das Olimpíadas pela equipe do Brasil e que contará um pouco mais sobre o evento.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Cultura

'Cantos de um Livro Sagrado' vence festival É Tudo Verdade

O documentário Cantos de um Livro Sagrado, de Cassiana Der Haroutiounian e Cesar Gananian, venceu a…
Leia mais

Deixe um comentário