Texto: Armen Pamboukdjian e Lobert Gudjenian –
A grande expectativa da partida era da inédita estréia de dois brasileiros na equipe. A seleção, desfalcada de seu goleiro titular Roman Berezovsky substituído por Kevork Kasparov, começou jogando muito bem.
O entrosamento entre o brasileiro Marcos Pizelli naturalizado armênio e Yura Movsisyan fez com que a armênia pressionasse os malteses durante todo o primeiro tempo.
A seleção de Malta ainda tentou pressionar a Armênia, mas sem muito sucesso no final do primeiro tempo, que terminou sem acréscimos por parte da arbitragem.
Na segunda etapa, o jogo não mudou muito. A seleção da Armênia soube manter a posse de jogo e em 10 minutos já havia tido duas chances claras para abrir o placar. Mas com tantas chances e nenhum tento marcado, na metade da segunda etapa o técnico Vardan Minasyan sacou Marcos Pizzelli, que não fez uma de suas melhores apresentações com a camisa da Armênia, e colocou em seu lugar o atacante Artur Sarkisov.
Aos 83 minutos a Armênia teve mais uma chance com falta pelo lado direito do ataque e em cobrança ensaiada Mekhitarian finalizou, com um potente chute, para a bela defesa do goleiro da seleção de Malta. Aos 87 Mekhitarian, mais uma vez, teve a chance de fazer o segundo gol, no meio de três zagueiros, limpou e chutou para outra defesa do goleiro maltes.
A Armênia está na liderança do grupo com 3 pontos. Bulgária e Itália tem 1 ponto cada uma, pois empataram hoje em jogo que terminou com o placar de 2 a 2 e a Dinamarca empatou em 0 a 0 com a República Tcheca.
Apenas o primeiro colocado de cada grupo se classifica automaticamente para a Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados de cada grupo disputarão um playoff para definir os quatro últimos classificados para o Mundial.
Placar final: Armênia 1 x 0 Malta
Assista abaixo os melhores momentos da partida: